Respirando missão

0 Fla­res Twit­ter 0 Face­bo­ok 0 Goo­gle+ 0 Pin It Sha­re 0 0 Fla­res ×

Ide, por­tan­to, fazei dis­cí­pu­los de todas as nações, bati­zan­do-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espí­ri­to San­to; ensi­nan­do-os a guar­dar todas as coi­sas que vos tenho orde­na­do. E eis que estou con­vos­co todos os dias até à con­su­ma­ção do sécu­lo” (Mateus 28:19–20).

Santana de Parnaíba

Con­gre­ga­ção em San­ta­na de Par­naí­ba

Pode­mos cha­mar o mês de julho de “mês mis­si­o­ná­rio”. Vári­as ati­vi­da­des vol­ta­das para a mis­são acon­te­ce­ram e ain­da vão acon­te­cer nes­te mês. No fim de sema­na pas­sa­do, rea­li­za­mos nos­sa exce­len­te e impac­tan­te Con­fe­rên­cia Mis­si­o­ná­ria. Daqui a alguns dias, rea­li­za­re­mos a Esco­la Bíbli­ca de Féri­as (EBF), que terá como ênfa­se a evan­ge­li­za­ção. E, nes­te fim de sema­na, está come­çan­do a tão aguar­da­da “Sema­na para Jesus”, na nos­sa Con­gre­ga­ção em San­ta­na de Par­naí­ba.

Lem­bro que, há seis anos, nos­sa igre­ja teve mui­ta cora­gem e dis­cer­ni­men­to ao apro­var o pla­no de auto­no­mia da nos­sa Con­gre­ga­ção, o qual, até aqui, pela mise­ri­cór­dia de Deus, con­se­gui­mos exe­cu­tar qua­se que inte­gral­men­te. Ago­ra esta­mos na reta final para que San­ta­na alcan­ce o pata­mar de igre­ja local. Por isso, é mui­to impor­tan­te refle­tir­mos se esta­mos de fato no rumo cer­to.

Se qui­ser­mos ava­li­ar se uma igre­ja está no rumo cer­to, bas­ta per­gun­tar­mos se ela está cum­prin­do o “Ide” de Cris­to. A razão da exis­tên­cia da igre­ja não é outra senão rea­li­zar a mis­são que a ela foi con­fe­ri­da. Tes­te­mu­nhar o amor de Deus com pala­vras e ações con­cre­tas é a tare­fa bási­ca da igre­ja. Ao olhar­mos para a rea­li­da­de da nos­sa igre­ja local, pode­mos dizer, com ale­gria, que temos bus­ca­do obe­de­cer a orde­nan­ça de Jesus aos dis­cí­pu­los – e con­se­quen­te­men­te a nós – de anun­ci­ar­mos a boa nova do Evan­ge­lho ao mun­do.

Hoje, nos­so esfor­ço mis­si­o­ná­rio está cen­tra­do em nos­sa Con­gre­ga­ção – e isso é mui­to bom. Con­tu­do, não pode­mos redu­zir nos­sa mis­são ape­nas à tare­fa de abrir novas igre­jas, pois essa é somen­te uma das mui­tas ini­ci­a­ti­vas que pode­mos e deve­mos ter. Não pode­mos dei­xar de lado o nos­so dever pes­so­al e diá­rio de sina­li­zar às pes­so­as que a espe­ran­ça, a solu­ção e a sal­va­ção estão em Jesus Cris­to.

Pode­mos melho­rar nos­sa ação mis­si­o­ná­ria? Sem dúvi­da. Pode­mos avan­çar mui­to. Temos mui­tas áre­as que pode­ri­am ser mais bem tra­ba­lha­das, como, por exem­plo, o acom­pa­nha­men­to das visi­tas que vêm à igre­ja, ações soci­ais e evan­ge­li­za­do­ras acon­te­cen­do em par­ce­ria, mai­or divul­ga­ção das trans­mis­sões da pro­gra­ma­ção da igre­ja via inter­net e, espe­ci­al­men­te, uma ação con­jun­ta e mais efe­ti­va de toda a igre­ja na nos­sa Con­gre­ga­ção em San­ta­na de Par­naí­ba.

É mui­to bom saber que a igre­ja em Ita­be­ra­ba está no rumo cer­to. Não esta­mos aco­mo­da­dos nem tam­pou­co iner­tes ao que acon­te­ce à nos­sa vol­ta, mas temos a cla­re­za de que pode­mos fazer mais e melhor.

Espe­ra­mos que, além das ini­ci­a­ti­vas minis­te­ri­ais e comu­ni­tá­ri­as, cada um de nós seja um dis­cí­pu­lo ou dis­cí­pu­la em mis­são, saben­do que o Senhor da obra esta­rá sem­pre ao nos­so lado, nos ori­en­tan­do, nos capa­ci­tan­do e nos enco­ra­jan­do a fazer a Sua von­ta­de.

Que Deus assim nos aben­çoe e nos use para Sua gló­ria!

Do ami­go e pas­tor,

Pr Tiago Valentim

Rev. Tia­go Valen­tin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *