Respirando missão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:19-20).

Santana de Parnaíba

Congregação em Santana de Parnaíba

Podemos chamar o mês de julho de “mês missionário”. Várias atividades voltadas para a missão aconteceram e ainda vão acontecer neste mês. No fim de semana passado, realizamos nossa excelente e impactante Conferência Missionária. Daqui a alguns dias, realizaremos a Escola Bíblica de Férias (EBF), que terá como ênfase a evangelização. E, neste fim de semana, está começando a tão aguardada “Semana para Jesus”, na nossa Congregação em Santana de Parnaíba.

Lembro que, há seis anos, nossa igreja teve muita coragem e discernimento ao aprovar o plano de autonomia da nossa Congregação, o qual, até aqui, pela misericórdia de Deus, conseguimos executar quase que integralmente. Agora estamos na reta final para que Santana alcance o patamar de igreja local. Por isso, é muito importante refletirmos se estamos de fato no rumo certo.

Se quisermos avaliar se uma igreja está no rumo certo, basta perguntarmos se ela está cumprindo o “Ide” de Cristo. A razão da existência da igreja não é outra senão realizar a missão que a ela foi conferida. Testemunhar o amor de Deus com palavras e ações concretas é a tarefa básica da igreja. Ao olharmos para a realidade da nossa igreja local, podemos dizer, com alegria, que temos buscado obedecer a ordenança de Jesus aos discípulos – e consequentemente a nós – de anunciarmos a boa nova do Evangelho ao mundo.

Hoje, nosso esforço missionário está centrado em nossa Congregação – e isso é muito bom. Contudo, não podemos reduzir nossa missão apenas à tarefa de abrir novas igrejas, pois essa é somente uma das muitas iniciativas que podemos e devemos ter. Não podemos deixar de lado o nosso dever pessoal e diário de sinalizar às pessoas que a esperança, a solução e a salvação estão em Jesus Cristo.

Podemos melhorar nossa ação missionária? Sem dúvida. Podemos avançar muito. Temos muitas áreas que poderiam ser mais bem trabalhadas, como, por exemplo, o acompanhamento das visitas que vêm à igreja, ações sociais e evangelizadoras acontecendo em parceria, maior divulgação das transmissões da programação da igreja via internet e, especialmente, uma ação conjunta e mais efetiva de toda a igreja na nossa Congregação em Santana de Parnaíba.

É muito bom saber que a igreja em Itaberaba está no rumo certo. Não estamos acomodados nem tampouco inertes ao que acontece à nossa volta, mas temos a clareza de que podemos fazer mais e melhor.

Esperamos que, além das iniciativas ministeriais e comunitárias, cada um de nós seja um discípulo ou discípula em missão, sabendo que o Senhor da obra estará sempre ao nosso lado, nos orientando, nos capacitando e nos encorajando a fazer a Sua vontade.

Que Deus assim nos abençoe e nos use para Sua glória!

Do amigo e pastor,

Pr Tiago Valentim

Rev. Tiago Valentin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *