Presente do Dia das Mães

Este ano minha mãe está ganhan­do um pre­sen­te mui­to espe­ci­al: ela está come­mo­ran­do 29 anos como mãe! Não enten­deu? Eu expli­co: hoje é meu ani­ver­sá­rio. Sim, hoje, no Dia das Mães! Meu dese­jo é que minha vida seja um pre­sen­te espe­ci­al para ela e que meu exem­plo, meu tes­te­mu­nho de vida, tudo o que sou orgu­lhe minha mãe.

Como bem sabe­mos, o comér­cio cos­tu­ma fatu­rar mui­to nes­ta épo­ca. Alguns seto­res dizem, inclu­si­ve, que o Dia das Mães é a data do ano em que eles mais fatu­ram. Há mui­to ape­los e mui­ta ofer­ta para que todos os filhos e filhas pre­sen­tei­em suas mães, mes­mo que seja só com uma “lem­bran­ci­nha”. As pro­pa­gan­das dizem que “elas merecem”.

Não que­re­mos, de for­ma algu­ma, dizer o con­trá­rio, pois elas mere­cem ser pre­sen­ta­das e reco­nhe­ci­das todos os dias. Mas o que vemos é um sur­to de con­su­mis­mo fre­né­ti­co, que mere­ce cer­ta refle­xão: temos que gas­tar tan­to assim mes­mo? Além dis­so, pode­mos per­gun­tar: qual é o melhor pre­sen­te a ser dado à mamãe? Que pre­sen­te melhor expres­sa­ria nos­so reco­nhe­ci­men­to pelo esfor­ço, aten­ção, cari­nho e dedi­ca­ção de nos­sas mães?

Pen­so que a gran­de ale­gria de uma mãe é ver seu filho ou filha nos cami­nhos do Senhor, ten­do sua vida pau­ta­da nos prin­cí­pi­os de Cris­to e ser­vin­do de exem­plo para outras pes­so­as como um filho aten­ci­o­so, cari­nho­so, pres­ta­ti­vo e zelo­so com sua mãe. Para todas as outras coi­sas, você pode usar seu car­tão de cré­di­to; mas um filho ou filha assim não tem preço!

Não há mui­tos rela­tos de Jesus inte­ra­gin­do com sua mãe, mas o epi­só­dio da cru­ci­fi­ca­ção é sin­gu­lar. Ali vemos uma ati­tu­de pró­pria de uma mãe que ama e não desis­te de seu filho. Pen­so que Maria teve uma árdua tare­fa duran­te os 33 anos de sua vida que foram dedi­ca­dos com gran­de empe­nho na edu­ca­ção e no zelo de seu filho. Ima­gi­no a pre­o­cu­pa­ção e ansi­e­da­de de Maria saben­do o quan­to Jesus era inde­se­ja­do e mal vis­to pelas auto­ri­da­des roma­nas e judai­cas. Ela sabia que seu filho cor­ria gran­de ris­co, mas nun­ca o aban­do­nou, espe­ci­al­men­te na hora mais difícil.

Na cruz, Jesus expres­sa seu cari­nho por Sua mãe dizen­do que ela não fica­ria desam­pa­ra­da: a par­tir daque­le momen­to, João seria filho de Maria e ela a mãe do dis­cí­pu­lo. Das sete fra­ses ditas por Jesus na cruz, uma delas foi dire­ci­o­na­da espe­ci­fi­ca­men­te para sua mãe, pro­va de que aque­le filho ama­va Sua mãe.

Filhos e filhas, o mai­or pre­sen­te que pode­mos dar a nos­sas mães é ter uma vida reta, dig­na e ínte­gra, vivi­da para agra­dar ao Senhor em pri­mei­ro lugar. Não tenho dúvi­da de que isso ale­gra­rá nos­sas mães mais do que tudo. Mas nada nos impe­de de ser­mos um bom filho ou uma boa filha e ain­da dar­mos um mimo para a mamãe. Sabe­mos que elas ado­ram um pre­sen­ti­nho e elas mere­cem! Feliz Dia das Mães!

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.