Por que passamos por provas?

Quan­do faze­mos uma pro­va na esco­la, na facul­da­de ou até mes­mo para uma opor­tu­ni­da­de de empre­go, ela ser­ve para nos ava­li­ar, para deter­mi­nar se absor­ve­mos o con­teú­do espe­ra­do. Por isso, mui­tas pes­so­as ficam ten­sas e afli­tas dian­te de uma pro­va. Afi­nal, estão sen­do ava­li­a­das e a pro­va vai reve­lar o que elas de fato sabem. “Pro­va” nes­se sen­ti­do é fácil de com­pre­en­der, ain­da que pos­sa­mos ques­ti­o­nar se pro­vas são a melhor for­ma de se ava­li­ar um alu­no ou um can­di­da­to a empre­go. De qual­quer for­ma, sabe­mos que elas são inevitáveis.

E quan­to às pro­vas, ou pro­va­ções, pelas quais Deus per­mi­te que pas­se­mos? Para que ser­vem? A res­pos­ta é sim­ples: elas ser­vem para nos apro­xi­mar do Senhor. Mui­tas vezes, por razões des­co­nhe­ci­das, aca­ba­mos nos afas­tan­do de Deus e nos­so rela­ci­o­na­men­to com Ele se esfria. Isso cos­tu­ma ocor­rer quan­do esta­mos viven­do uma boa fase em nos­sas vidas e, infe­liz­men­te, dei­xa­mos de bus­cá-Lo com tan­ta inten­si­da­de. Ao con­trá­rio, quan­do pas­sa­mos por lutas e difi­cul­da­des, a ten­dên­cia é nos apro­xi­mar­mos mais do Senhor, bus­can­do n’Ele o auxí­lio de que precisamos.

E por que pas­sar por provações?

Para for­ta­le­cer a nos­sa fé. Por nos amar e que­rer rela­ci­o­nar-se mais pro­fun­da­men­te conos­co, Deus pode per­mi­tir que pas­se­mos difi­cul­da­des para que O bus­que­mos de todo o nos­so cora­ção e de todo o nos­so enten­di­men­to. Assim, nos­sa fé é for­ta­le­ci­da e pas­sa­mos a des­fru­tar expe­ri­ên­ci­as mar­can­tes com Ele.

Para avan­çar­mos. Deus é o mai­or inte­res­sa­do em nos ver cres­cer e ama­du­re­cer. Como Pai amo­ro­so que é, Ele dese­ja ver Seus filhos e filhas pros­pe­ran­do e avan­çan­do em dife­ren­tes áre­as da vida. Por isso, Ele nos pro­va, a fim de saber se esta­mos pre­pa­ra­dos para seguir os Seus pla­nos. Deus quer e pode nos aben­ço­ar de mui­tas for­mas, inclu­si­ve com opor­tu­ni­da­des, mas tam­bém sabe da impor­tân­cia de estar­mos pre­pa­ra­dos para viven­ci­ar cer­tas coi­sas. Assim, pas­sa­mos por pro­vas para medir nos­sa resis­tên­cia, paci­ên­cia, cora­gem e matu­ri­da­de. Uma vez apro­va­dos, as por­tas e cami­nhos do Senhor se abrem para nós.

Para que áre­as da nos­sa vida sejam tra­ta­das. Fre­quen­te­men­te, é na hora das pro­va­ções que ques­tões mal resol­vi­das em nos­sa vida vêm à tona. E isso é óti­mo, pois assim temos a chan­ce de tra­tá-las e curá-las. Deus per­mi­te que a pro­va venha sobre nós para que nos­so orgu­lho, vai­da­de, hipo­cri­sia, tei­mo­sia, com­pul­são e tan­tos outros pro­ble­mas sejam tra­ta­dos. É como um copo d’água com resí­du­os no fun­do. Enquan­to ele está intac­to, a sujei­ra per­ma­ne­ce ali, “qui­e­ti­nha”. Mas, se alguém mexer o copo, a sujei­ra vai apa­re­cer. Deus faz isso com a nos­sa vida, per­mi­tin­do que as pro­va­ções mexam com a nos­sa estru­tu­ra a fim de que seja­mos tratados.

Para ser­vir­mos de tes­te­mu­nho. Alguém que pas­sa por uma pro­va e é bem-suce­di­do será sem­pre um exem­plo para os outros. Quan­do Deus nos pro­va não é dife­ren­te. Nos­sa vitó­ria, nos­sa con­quis­ta e nos­so avan­ço ser­vem de tes­te­mu­nho de que aque­le que vive com Deus, ain­da que pas­se por pro­vas, pode resis­tir e, mais do que isso, sair delas melhor do que entrou. Quan­do somos pro­va­dos e ven­ce­mos, nos­sa vida ser­ve de tes­te­mu­nho para outras pes­so­as sobre o agir e o cui­da­do de Deus.

O prin­cí­pio bíbli­co nos ensi­na que, seja a pro­va gran­de ou peque­na, Deus nun­ca nos dá um far­do mai­or do que o que pode­mos supor­tar. Além dis­so, Ele pró­prio nos for­ne­ce as res­pos­tas cer­tas da pro­va, para que pos­sa­mos ser apro­va­dos com louvor!

Não veio sobre vós ten­ta­ção, senão huma­na; mas fiel é Deus, que não vos dei­xa­rá ten­tar aci­ma do que podeis, antes com a ten­ta­ção dará tam­bém o esca­pe, para que a pos­sais supor­tar” (1 Co 10:13).

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.