Por mais difícil que seja, fale sempre a verdade

Então, dis­se Pedro: Ana­ni­as, por que encheu Sata­nás teu cora­ção, para que men­tis­ses ao Espí­ri­to San­to, reser­van­do par­te do valor do cam­po?” (At 5:3).

Quan­do fala­mos a ver­da­de a alguém, quan­do somos sin­ce­ros, quem nos ouve nem sem­pre está pre­pa­ra­do para rece­ber a ver­da­de. Vive­mos num mun­do extre­ma­men­te hipó­cri­ta, onde as pes­so­as só falam o que os outros que­rem ouvir e evi­tam ouvir aqui­lo que as desa­gra­da. Esta­mos acom­pa­nhan­do atô­ni­tos os mais recen­tes escân­da­los na polí­ti­ca bra­si­lei­ra, envol­ven­do polí­ti­cos de vári­os esca­lões, além de pes­so­as das mais dife­ren­tes cama­das da soci­e­da­de. Absur­dos aos pou­cos vão sen­do reve­la­dos nas comis­sões par­la­men­ta­res de inqué­ri­to ins­tau­ra­das pelo Con­gres­so Naci­o­nal. Nas CPIs, além de todas as denún­ci­as pode­mos tam­bém assis­tir a um “show” de hipo­cri­si­as, em que ouvi­mos coi­sa como “Vos­sa exce­lên­cia é um ladrão!”.

Falar a ver­da­de é sem­pre o melhor cami­nho. Ser ver­da­dei­ro está liga­do dire­ta­men­te com nos­sa sin­ce­ri­da­de. Diz o velho dita­do que a ver­da­de dói! Sim, é ver­da­de! Quan­do alguém tem a cora­gem de apon­tar para outra pes­soa algo que nela pre­ci­sa ser melho­ra­do ou cor­ri­gi­do, quem ouve a crí­ti­ca inva­ri­a­vel­men­te se sen­te agre­di­do ou injus­ti­ça­do, mes­mo que nada além da ver­da­de tenha sido dito. O que acon­te­ce mui­tas vezes é que a mai­o­ria das pes­so­as não tem a cora­gem de dizer a ver­da­de, por­que isso gera con­fron­to de opi­niões. Quem fala se com­pro­me­te com o ouvin­te, pois está se expon­do e assu­min­do o ris­co de ser mal inter­pre­ta­do. Ao dizer­mos a ver­da­de para alguém, neces­sa­ri­a­men­te nos envol­ve­mos com quem a ouviu. Uma vez que fala­mos o que nin­guém fala, auto­ma­ti­ca­men­te nos envol­ve­mos com o pro­ble­ma, com a situ­a­ção ou com a pessoa.

A pas­sa­gem bíbli­ca de Atos cita­da aci­ma nos rela­ta um momen­to em que a ver­da­de foi dei­xa­da de lado. Ana­ni­as e Safi­ra, com a inten­ção de cau­sar uma boa impres­são, ain­da que fal­sa, aos após­to­los, dis­se­ram ter ven­di­do uma pro­pri­e­da­de e dado todo o dinhei­ro a eles. Mas isso não era ver­da­de; eles havi­am dado ape­nas uma par­te do dinhei­ro. O tex­to é mui­to for­te, pois o casal pagou com a vida por aque­la mentira.

Duran­te seu minis­té­rio, Jesus foi cate­gó­ri­co ao afir­mar que a ver­da­de é fun­da­men­tal na vida do cris­tão e que tem o poder de liber­tar. Afi­nal, Ele é a ver­da­de e o cami­nho que leva à vida.

Somos desa­fi­a­dos nas dife­ren­tes áre­as de nos­sa vida a optar pela ver­da­de. Por mais que algu­mas vezes isso seja difí­cil, temos de bus­car em Deus a sabe­do­ria e o dis­cer­ni­men­to neces­sá­ri­os para dizer­mos todas as ver­da­des que pre­ci­sam ser ditas. Bas­ta que o faça­mos em amor, por amor e com amor. É pos­sí­vel nos­so inter­lo­cu­tor não gos­te do que está ouvin­do, mas a vida nos mos­tra que, cedo ou tar­de, a ver­da­de sem­pre pro­duz bons fru­tos, geran­do mudan­ça de ati­tu­de ou de com­por­ta­men­to, cor­re­ção de falhas ou erros e amadurecimento.

Pode pare­cer estra­nho ter de dar essa ori­en­ta­ção, mas se faz neces­sá­rio: fale a ver­da­de den­tro da igre­ja. Nós, como comu­ni­da­de de fé, temos de ser um exem­plo para esse mun­do hipó­cri­ta. Fale a ver­da­de seja a quem for e evi­te melin­dres. Se pre­ga­mos que somos uma igre­ja de amor, temos a obri­ga­ção de falar a ver­da­de uns aos outros, não impor­ta se o irmão ou irmã tem pou­co ou mui­to tem­po de igre­ja, se é um líder ou não. Sobre­tu­do, nun­ca dei­xe de ser sincero(a) com os pas­to­res, pois nós não evi­ta­mos falar a ver­da­de à igre­ja. Que Deus pos­sa nos capa­ci­tar a ser­mos pes­so­as cada vez mais sin­ce­ras e trans­pa­ren­tes, que falam a ver­da­de, que edi­fi­cam e hon­ram o nome do Senhor.

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.