Nem tudo vai dar certo (bem-vindo à fé)

Seu mun­do caiu, a doen­ça che­gou, a ora­ção não vin­gou, a espe­ran­ça falhou? Mas você ergueu a cabe­ça, enxu­gou as lágri­mas e agra­de­ceu a Deus pela vida? Bem-vin­do à fé.

Os vizi­nhos ques­ti­o­nam: “O teu Deus, onde está?”, e quan­do você ora, cos­tu­ma pedir: “Senhor, aju­da-me na minha fal­ta de fé”? Então sai­ba que você foi admi­ti­do a um res­tri­to gru­po de pes­so­as espa­lha­das pelo mun­do afo­ra, que nos últi­mos dois mil anos se uni­ram em tor­no de uma cruz.

Esque­ça aque­la visão do “venha pra Jesus e diga adeus aos seus pro­ble­mas”. Jesus nun­ca pro­me­teu que elas aca­ba­ri­am, mas pediu que tão somen­te crês­se­mos Nele.

Con­fes­so que é bas­tan­te ten­ta­dor viver a fé no modo con­di­ci­o­nan­te, à manei­ra de Jacó: “Se Deus for comi­go, e me guar­dar na jor­na­da… e me der pão para comer… e me der rou­pa para ves­tir… e eu vol­te em paz para casa, então o Senhor será o meu Deus” (Gn 28.20–22). Ou seja, Jacó apre­sen­tou um “paco­te” a Deus pedin­do a Sua pre­sen­ça, pro­te­ção, rou­pas, pro­vi­são, e suces­so na emprei­ta­da… aí então, o Senhor seria o seu Deus. É a fé que colo­ca Deus con­tra a parede.

Somos “Jacós” moder­nos, e faze­mos lá nos­sas pro­pos­tas para arran­car algo de Deus, numa cla­ra demons­tra­ção que ain­da não com­pre­en­de­mos mui­ta coi­sa do seu amor. Não se impres­si­o­ne com os tes­te­mu­nhos na TV de gen­te que tirou a “sor­te gran­de” com Deus. Pra cada um que vai lá falar, há milha­res que estão viran­do as cos­tas ao Eter­no por Ele não ter “cum­pri­do” sua par­te. Mas isso jamais será mostrado.

Tudo vai dar cer­to? Não, nem tudo vai dar cer­to! Coi­sas ruins podem acon­te­cer a pes­so­as boas. Habi­ta­mos um mun­do decaí­do, onde a mor­te, as doen­ças, e a injus­ti­ça podem res­va­lar em nós.

O pro­fe­ta Haba­cu­que nos leva para uma tri­lha dos que já com­pre­en­de­ram o amor de Deus. É a fé dos que não pre­ci­sam de pro­vas cons­tan­tes da fide­li­da­de divi­na, é a fé dos que per­de­ram, mas na der­ro­ta ganha­ram, é a fé dos que nada tem, mas vivem como se tives­sem tudo, sen­do pobres enri­que­cem a mui­tos, e aqui­e­tam-se con­fi­an­tes mes­mo dian­te do silên­cio dos céus. Amar ao Eter­no tam­bém é com­pre­en­der a Sua apa­ren­te ausên­cia e os seus “nãos” para a nos­sa vida. Sim, é isso: aos nos­sos olhos, fra­cas­sa­ram, per­de­ram. Aos olhos da fé, venceram.

A pala­vra-cha­ve na vida des­ses cava­lei­ros da fé não é “se”, mas “ain­da que”: Ain­da que a figuei­ra não flo­res­ça… ain­da que não haja fru­to na videi­ra… toda­via, eu me ale­gro no Senhor.

Nor­mal­men­te fica­mos nos per­gun­tan­do o porquê de cer­tos acon­te­ci­men­tos, se é ação do Mal ou con­tin­gên­cia da vida… mas como ten­tar expli­car “raci­o­nal­men­te” algu­ma coi­sa se a pró­pria bíblia diz que “há jus­to que pere­ce­rá na sua jus­ti­ça, e há per­ver­so que pro­lon­ga­rá os seus dias na per­ver­si­da­de” (Ec 6.15)?

Quan­do Pau­lo diz que “todas as coi­sas coo­pe­ram para o bem daque­les que amam a Deus”, esse “bem” não sig­ni­fi­ca neces­sa­ri­a­men­te vida con­for­tá­vel, rique­za ou saú­de, mas um “bem” que não está res­tri­to à nos­sa limi­ta­da e fini­ta visão mate­ri­al… Char­les Spur­ge­on sofreu de gota e artri­te a mai­or par­te de sua vida, Cal­vi­no de uma dor de cabe­ça crô­ni­ca, e Lute­ro luta­va dia­ri­a­men­te con­tra a depressão.

Quan­do você orar, não espe­re que somen­te as coi­sas exte­ri­o­res sejam pas­si­veis de mudan­ça. Pos­si­vel­men­te a res­pos­ta de Deus já foi dada, e não foi muda­do “lá fora”, mas “den­tro” de você.

No mun­do sem­pre have­rá aque­les como Jacó que cre­rão em Deus somen­te se forem “aben­ço­a­dos”. Há os como Haba­cu­que que não se impor­ta­rão e dirão sob quais­quer cir­cuns­tân­ci­as: “ain­da que”, pois têm cons­ci­ên­cia que nada nes­te mun­do, nem mor­te, dor, doen­ças, soli­dão, incom­pre­en­são, pode­rá nos sepa­rar do amor de Cristo.

Deus é sen­sí­vel aos mais leve movi­men­to do cora­ção em sua dire­ção. Faça isso ago­ra. Ele se agra­da dos que espe­ram por Ele.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

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