Maior é Aquele que está em nós!

Por­que não temos que lutar con­tra a car­ne e o san­gue, mas, sim, con­tra os prin­ci­pa­dos, con­tra as potes­ta­des, con­tra os prín­ci­pes das tre­vas des­te sécu­lo, con­tra as hos­tes espi­ri­tu­ais da mal­da­de, nos luga­res celes­ti­ais” (Ef 6:12).

Iní­cio de ano é sem­pre opor­tu­ni­da­de de dese­jar coi­sas boas, reno­var votos, ten­tar arru­mar algo que ain­da este­ja bagun­ça­do na vida. São incon­tá­veis as vezes que mui­tos de nós esti­ve­mos envol­vi­dos em balan­ços da vida, do que foi (o bom e o ruim) e do que será (os pro­je­tos, os sonhos). Nem sem­pre logra­mos êxi­to nes­tas investidas.

Do pon­to de vis­ta ecle­siás­ti­co, a che­ga­da de 2013 pode ser sím­bo­lo de uma era que pas­sou e espe­ran­ça de que algo novo venha no alvo­re­cer de um novo tem­po. Mas, para tris­te­za de mui­tos e cons­ci­ên­cia de alguns, os anjos e os demô­ni­os con­ti­nu­a­rão a atu­ar assim como sempre.

Isso por­que a nos­sa vida é dire­ci­o­na­da por quem dei­xa­mos gover­nar nos­sas ações. O após­to­lo Pau­lo fala de uma “bata­lha espi­ri­tu­al” (Ef 6). Já Pedro reco­men­da: “Sede sóbri­os; vigi­ai; por­que o dia­bo, vos­so adver­sá­rio, anda em der­re­dor, bra­man­do como leão, bus­can­do a quem pos­sa tragar”
(I Pe 5:8).

Como no ano que fin­dou, no que virá e para todo o sem­pre, em meio a esta huma­ni­da­de decaí­da, tere­mos os que vão ouvir a voz de Deus e os que darão aten­ção máxi­ma aos pra­ze­res des­ta vida, às ten­ta­ções satâ­ni­cas, aos ape­los do mun­do. E você?

Que haja peca­dos, escân­da­los, fac­ções, dis­si­dên­ci­as, sobre isso não pre­ci­sa­mos nos assus­tar. Refli­ta na pala­vra de Jesus: “E dis­se aos dis­cí­pu­los: É impos­sí­vel que não venham escân­da­los, mas ai daque­le por quem vie­rem!” (Lc 17:1). Nos­sa pre­o­cu­pa­ção e ocu­pa­ção devem ser: que não seja eu! Se cada um de nós nos ocu­par­mos em fazer o bem em 2013, sen­do ins­tru­men­tos nas mãos de Deus para sua paz, com cer­te­za vamos aju­dar o mun­do a ser melhor.

Mas este­ja­mos aten­tos, Sata­nás não desis­te nun­ca! Seus asse­clas, os demô­ni­os, potes­ta­des e demais subal­ter­nos vão con­ti­nu­ar a agir. Este­ja­mos pre­pa­ra­dos com toda a arma­du­ra de Deus. Seja­mos ven­ce­do­res sobre tudo isso. Que não tenha­mos sido nós a cau­sa dos pro­ble­mas que mui­tos enfren­ta­ram em 2012 e que não seja­mos cau­sa­do­res de pro­ble­mas para nin­guém em 2013, embo­ra Sata­nás vá que­rer fazer isso. “Quan­to a mim, lon­ge de mim que eu peque con­tra o Senhor, dei­xan­do de orar por vós; antes, vos ensi­na­rei o cami­nho bom e direi­to” (I Sm 12:23).

Ah, mas fique tran­qui­lo. Dian­te das lutas, das bata­lhas espi­ri­tu­ais, se você é de Deus, se está empe­nha­do em dar o seu melhor para o Rei­no, se está com­pro­me­ti­do com a Obra e o Deus da Obra, você pode con­tar com os anjos de Deus, que tam­bém con­ti­nu­a­rão a agir, pois “o anjo do Senhor acam­pa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl 34:7).

Que bom saber que pode­mos con­ti­nu­ar sen­do mais que ven­ce­do­res com a aju­da de Deus. Feliz 2013!

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.