Doenças espirituais

Assim como deve­mos cui­dar da saú­de de nos­so cor­po para não cair doen­te, deve­mos tam­bém cui­dar do espí­ri­to para que ele não seja ata­ca­do por algu­mas das doen­ças espi­ri­tu­ais. Rela­ci­o­na­mos a seguir, de uma for­ma bem humo­ra­da, algu­mas doen­ças mui­to comuns no meio cristão:

PARALISIA ESPIRITUAL: é uma para­li­sia que impe­de o cris­tão de rea­li­zar um ato sequer de bon­da­de ou de boa ação para com o pró­xi­mo. Ele neces­si­ta e gos­ta que lhe façam tudo, mas quan­do lhe é pedi­do algo, a cata­to­nia o impe­de de agir.

ANEMIA DA ALMA: é o cren­te fra­gi­li­za­do que não se ali­men­ta da Pala­vra, e no máxi­mo se con­ten­ta em ler um ver­sí­cu­lo da “cai­xi­nha de pro­mes­sas”. Não ora e não vive em comu­nhão com os irmãos. Recla­ma cons­tan­te­men­te de desâ­ni­mo. A vida para ele é can­sei­ra, e na igre­ja nada está bom.

CORONÁRIAS ENDURECIDAS: é o cha­ma­do “cora­ção de pedra”. Podem lhe falar, lhe mos­trar a ver­da­de, mas ele se man­tém duro, irre­du­tí­vel. Não gos­ta de ser cor­ri­gi­do e explo­de com faci­li­da­de, pois lhe fal­ta man­si­dão e domí­nio próprio.

ESTRABISMO ESPIRITUAL: é a doen­ça que impe­de o cren­te de enxer­gar as coi­sas na pers­pec­ti­va cor­re­ta. Deus está mos­tran­do para ele onde está o pro­ble­ma, mas ele insis­te que não é bem assim. O côn­ju­ge está ven­do, os filhos estão ven­do, os irmãos… mas ele não enxerga.

SURDEZ ESPIRITUAL: é o irmão que entra, escu­tou a Pala­vra, mas não “ouviu” que era pra ele. Sai e con­ti­nua do mes­mo jei­to. É um incorrigível.

LÍNGUA PRESA: é quan­do tem difi­cul­da­de de falar, lou­var e agra­de­cer a Deus. Porém, é capaz de dis­cor­rer sobre qual­quer outro assun­to com gran­de desenvoltura.

SENILIDADE PRECOCE: é o cren­te que se estag­nou, dei­xou de se reno­var. Per­deu a ale­gria, tor­nou-se rígi­do. No seu enten­der, só há uma ver­da­de: a sua, e só uma manei­ra de inter­pre­tar a bíblia: a sua. É difí­cil o diá­lo­go, a menos que con­cor­de­mos com ele.

BULIMIA ESPIRITUAL: é uma doen­ça que tudo o que come não dige­re e não satis­faz. No cren­te ele sen­te fome da Pala­vra, mas quan­do se ali­men­ta, ele acha que não foi sus­ten­tá­vel. Nor­mal­men­te, depois de um cul­to aben­ço­a­do, ele vol­ta para casa ain­da insa­tis­fei­to ima­gi­nan­do que outras comi­das são melhores.

SARAMPO DE CRENTE: é quan­do o cren­te age como se esti­ves­se com saram­po: ele se iso­la de tudo e de todos. Foge do pas­tor e foge dos irmãos. Não quer um con­ta­to mai­or com nin­guém. Sai cor­ren­do da igre­ja ao final dos cul­tos (afi­nal, assis­tir ao cul­to já está de bom tamanho).

Se você se viu em algu­ma das “cari­ca­tu­ras” aci­ma, óti­mo, pois já é um bom come­ço para pro­cu­rar cura. E só há um médi­co capaz dis­so: Jesus! Com mui­ta humil­da­de apre­sen­te­mo-nos Àque­le que pode nos res­ta­be­le­cer. Amém.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

One Reply to “Doenças espirituais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.