Deus é injusto? Deus está calado? Deus está escondido?

Porém o Senhor não esta­va no ven­to; depois do ven­to, um ter­re­mo­to, mas o Senhor não esta­va no ter­re­mo­to; depois do ter­re­mo­to, um fogo, mas o Senhor não esta­va no fogo; e, depois do fogo, um cicio tran­qui­lo e sua­ve” (1 Rs 19:11–12).

Escu­tar sig­ni­fi­ca rece­ber alguém den­tro de nós.”

Sem­pre que nos depa­ra­mos com ques­tões tão pro­fun­das quan­to as expres­sas nes­te títu­lo, esta­mos de algu­ma for­ma mexen­do com o que cha­ma­mos de fé. Embo­ra as pes­so­as, em sua gran­de mai­o­ria, digam que são chei­as de fé, embo­ra con­fes­sem que vivem pela fé, na mai­or par­te das vezes vivem pela alma, pela emo­ção e pelas sen­sa­ções e impres­sões, o que é desas­tro­so no dia a dia. Elas fazem do seu coti­di­a­no uma ver­da­dei­ra mon­ta­nha rus­sa, viven­do altos e bai­xos no mes­mo dia, sen­sa­ções de crer e de não crer, de acor­do com a dire­ção dos ventos.

Viver pela fé é não viver pela visão, pela emo­ção, pela sen­sa­ção, pelas cir­cuns­tân­ci­as, por impres­sões, por ale­gri­as ou por suces­so. Viver pela fé nos reme­te neces­sa­ri­a­men­te a viver pela gra­ça, cui­da­do e ampa­ro de Deus. Ques­ti­o­nar se Deus é jus­to, se está cala­do ou escon­di­do é negar a fé e a con­fi­an­ça n’Ele.

Viver pela fé é ver o invi­sí­vel, ape­sar de todas as visi­bi­li­da­des nega­ti­vas. É sub­ju­gar a alma ao espí­ri­to. É sen­tir as águas invi­sí­veis de um dilú­vio de emo­ções nos afo­gan­do e, mes­mo assim, tra­tá-las como mira­gem ou como tru­ques da sub­je­ti­vi­da­de frá­gil e impres­si­o­ná­vel da alma. É, no pior dia, poder dizer: “Tu és fiel, Senhor!”. É ver na mor­te, qual­quer mor­te, ape­nas um por­tal para a Vida. É saber que nada pode nos sepa­rar do amor de Cris­to: nem a vida, nem a mor­te, nem o peca­do, nem o dia­bo, nem qual­quer cri­a­tu­ra e nem qual­quer poder ou ambi­en­te de mal.

O pro­ble­ma é que a alma é retar­da­da. Ela é tar­da para crer, como dis­se Jesus – “Ó nés­ci­os e tar­dos de cora­ção para crer tudo o que os pro­fe­tas dis­se­ram!” (Lc 24:25). Mui­tas vezes, o espí­ri­to já viu a vitó­ria, mas a alma ain­da cho­ra lutos de defun­tos que já res­sus­ci­ta­ram. É a alma, ela é que nos faz duvi­dar do amor e da gra­ça de Deus.

O espí­ri­to está pron­to, mas a “car­ne” (alma, emo­ções, impres­sões) é fra­ca e sem­pre atra­sa­da. E a razão é sim­ples: a alma se ali­men­ta do pas­sa­do. Nos­sa fal­ta de fé num Deus que age hoje, inde­pen­den­te­men­te do nos­so que­rer, pode nos sepa­rar da ale­gria vigen­te do amor de Deus, pos­to que a alma é retardada.

A mai­or par­te das angús­ti­as huma­nas nada tem a ver com o hoje, mas com o ontem. Por­tan­to, para que se viva pela fé, tem-se que dei­xar de ser movi­do pelo ontem – e até pelo hoje cir­cuns­tan­ci­al – e apren­der a viver no tem­po que se cha­ma hoje, o qual, mes­mo no pior hoje, ali­men­ta-se da Pro­mes­sa de Deus: “Nada pode nos sepa­rar do Seu amor”.

Quem crê nis­so ganha ou per­de e não se impres­si­o­na. Cho­ra lutos, mas não se sepul­ta jun­to. Lamen­ta per­das, mas não se faz per­di­do. Cons­ta­ta a rea­li­da­de, porém, pela fé, a transcende.

A res­pos­ta às per­gun­tas, eu cer­ta­men­te não as tenho. Cabe a você bus­car, pela fé, a res­pos­ta que seu cora­ção pre­ci­sa nes­ta hora. Dizem que, quan­do Deus quer falar, não pre­ci­sa do baru­lho das pala­vras. Ele fala nos acon­te­ci­men­tos, no silên­cio da natu­re­za. Fala como quer e do jei­to que quer. Mas será que, quan­do Ele quer falar, esta­mos dis­pos­tos a ouvi-Lo? Eis a ques­tão. Pare­ce que, nos dias atu­ais, nos­sos ouvi­dos estão sem­pre ocu­pa­dos. Esco­lhe­mos o que que­re­mos ouvir, colo­ca­mos o fone nos ouvi­dos e esque­ce­mos o mun­do à nos­sa vol­ta. O que sei é que Deus se faz jus­to a cada ins­tan­te. Ele fala e cabe a nós escu­tá-Lo. Ele se mos­tra na bri­sa e cabe a nós percebê-Lo.

Pr. Lucas Gomes

Sem. Lucas Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.