Deus cumpre suas promessas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19).

Arco-íris: símbolo das promessas de Deus

Arco-íris: símbolo das promessas de Deus

Talvez uma das situações que mais nos deixam frustrados seja a decepção, especialmente quando é fruto de uma promessa não cumprida. Se alguém nos promete algo e não cumpre, a chateação é inevitável. Isso porque, ao fazer uma promessa, essa pessoa está indiretamente empenhando sua honra, e o não cumprimento da promessa coloca em questão o quanto ela é confiável e honesta.

Por diferentes razões, muitas pessoas têm sérias dificuldades para cumprir o que prometem, talvez porque a expressão “eu prometo” tenha perdido seu valor e significado. Deixar de cumprir uma promessa, por qualquer motivo que seja, já não é tido como um desrespeito ou algo incomum. Muita gente costuma descumprir com sua palavra sem nenhuma dificuldade e já não empenha sua honra para mais nada.

Esse quadro certamente leva muitos a não confiarem nem crerem como deveriam nas promessas de Deus. Acontece que muitas promessas feitas e não cumpridas têm sido proferidas não por Deus, mas por algumas igrejas e seus líderes religiosos. Aqueles que deveriam tratar com seriedade desse princípio espiritual acabam deturpando-o e muitas vezes usando-o em seu próprio favor.

Mas uma coisa é certa: as promessas de Deus são reais e se cumprem em nossas vidas! A própria Palavra nos confirma isso: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23:19). Podemos afirmar, com toda a certeza, que tudo o que Deus fala Ele cumpre. Nossa vida deve ser pautada nas promessas de Deus, a maior das quais foi feita por Seu Filho, ao dizer que um dia voltaria para resgatar os Seus.

Contudo, Deus também nos faz promessas relacionadas à nossa vida cotidiana, à nossa família, à nossa vida profissional e aos projetos e sonhos que todos nós devemos e precisamos ter em nossa vida.
Deus prometeu a Seu povo que enviaria o Messias e a promessa se cumpriu. Hoje, Deus faz novas promessas para alimentar nossa fé e as cumpre. A cada promessa cumprida, renovamos nossa confiança e esperança no Senhor.

Deus deu um sonho à Mocidade da nossa igreja: realizar um acampamento que marcasse a história da vida de cada participante. E foi exatamente o que aconteceu. No próprio acampamento, outras promessas feitas por Deus a diferentes pessoas se cumpriram. Pudemos ouvir alguns testemunhos de irmãos e irmãs que um dia receberam a promessa de que veriam toda a sua família servindo junta ao Senhor. E isso se cumpriu. Ouvimos também que as vitórias sobre lutas no passado serviriam para edificar outras vidas. E isso se cumpriu no próprio acampamento.

Quais são as promessas de Deus para você hoje? Você não tem promessas do Senhor para a sua vida? Meu desafio a você é que passe a buscar no Senhor o que Ele tem para você, que áreas da sua vida Ele quer transformar e em que lugares Ele quer te colocar para te usar. Peça a Deus que te dê ou renove os sonhos d’Ele para a sua vida, pois, como diz a canção, n’Ele a gente pode confiar!

Sonhe os sonhos de Deus e creia que Suas promessas irão se cumprir em sua vida.

Com carinho e estima pastoral,

Pr Tiago Valentim

Rev. Tiago Valentin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *