Missão em Santana de Parnaíba

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 

Santana de ParnaíbaSantana de Parnaíba

O trabalho metodista em Santana de Parnaíba teve seu início a partir da visão missionária da irmã Domitila Ladeia Gomes, membro da Igreja Metodista em Itaberaba, que, ao ler na estrada uma placa com o nome daquele município, em outubro de 1994, guardou-o em seu coração, indo inclusive visitar acidade com a irmã Ruth Beloni. Ao conhecer o lugar soube que ali não havia um ponto de pregação metodista. A sra. Carmem Miguel, presbiteriana e moradora de Santana, se propôs a ajudar na criação de um ponto missionário, oferecendo para isso sua própria casa.

Após a realização de um Concílio Local, na Igreja Metodista em Itaberaba, foi autorizada a abertura daquele ponto missionário. Como responsável pela direção dos trabalhos foi instituída a irmã Domitila, evangelista, que teve como auxiliares as irmãs Ruth Beloni e Marilene Nogueira, as quais foram consagradas missionárias na inauguração do local. O transporte para levar as missionárias todos os sábados a Santana foi assumido pela igreja-mãe e seus responsáveis são intitulados até hoje como “motoristas missionários”.

Santana de ParnaíbaSantana de Parnaíba

No dia 11 de Março de 1995, às 19h00, iniciou-se a primeira reunião do novo ponto missionário, na residência da sra. Carmem Miguel. O culto evangelístico contou com a presença de 37 pessoas, bem como com a participação do pastor Thimóteo Campos dos Santos, secretário de Missões da 3ª. Região Eclesiástica. O trabalho permaneceu nesse local durante um ano e três meses, período em que se realizaram cultos todos os sábados. No ano de 1996, mais precisamente no dia 6 de julho, a igreja-mãe alugou um salão no centro da cidade, onde o trabalho passou a ser realizado, agora aos domingos. A primeira família convertida foi a do irmão Antônio Cassu, que então ofereceu parte de seu terreno para a construção de um salão e três salas, espaço onde até o presente momento estão sendo realizados os trabalhos da comunidade.

 

Santana de ParnaíbaSantana de ParnaíbaAtualmente são desenvolvidas quatro atividades na Congregação em Santana: o estudo bíblico nas quartas-feiras as 19hs30, o culto dos jovens quinzenalmente aos sábados, a Escola Dominical, às 10h00, e o Culto, às19h00. A comunidade conta com os ministérios de Louvor, de Oração, de Visitação e de Ação Social. Na Escola Dominical, a freqüência média é de 100 crianças e 20 adultos; no Culto, a participação é de 25 adultos e 10 crianças. O total de membros arrolados corresponde a 45 pessoas (cf. Livro Permanente de Membros da I.M. em Itaberaba), das quais 13 são dizimistas. A arrecadação financeira é muito flutuante, mas a média mensal é de R$ 250,00. A equipe da Igreja em Itaberaba que trabalha na Congregação em Santana é composta pelos(as) seguintes irmãos(ãs): Aline, Domitila, Eliezer, Elvira, Izabel, Juliana, Laura, Mariana e Raquel.

Em fevereiro de 2012 teve início o projeto de autonomia da Congregação visando a elevação da mesma a categoria de Igreja local, a previsão de término de execução do projeto é dezembro de 2017.

Louvado seja Deus !

Pr. Lucas Gomes
Pastor: Lucas Gomes

Congregação em Santana de Parnaíba
Endereço: Rua Alberto Frediany, 853 – Santana de Parnaíba – SP