Mensagem da Semana

Eis que faço novas todas as coisas

E lhes enxu­ga­rá dos olhos toda lágri­ma. E já não exis­ti­rá mais mor­te, já não have­rá luto, nem pran­to, nem dor, por­que as pri­mei­ras coi­sas pas­sa­ram. E aque­le que esta­va sen­ta­do no tro­no dis­se: ‘Eis que faço novas todas as coi­sas’. E acres­cen­tou: ‘Escre­va, por­que estas pala­vras são fiéis e ver­da­dei­ras’” (Apo­ca­lip­se 21:4–5).

Esta­mos no últi­mo domin­go e no últi­mo dia de 2023. Mui­tos de nós viven­ci­a­mos sonhos rea­li­za­dos e con­quis­tas pes­so­ais as mais diver­sas pos­sí­veis, mas para outros este foi um ano de pre­juí­zos, des­pe­di­das, decep­ções e desesperança.

Quan­do lemos o livro de Apo­ca­lip­se, nos depa­ra­mos com mui­tas ima­gens difí­ceis de com­pre­en­der, pro­mes­sas do fim e tan­tas outras infor­ma­ções que pode­mos até pen­sar que não exis­tem mais moti­vos para pros­se­guir, que real­men­te tudo irá aca­bar e que não há razão para con­ti­nu­ar a acre­di­tar. No entan­to, ao ana­li­sar­mos as pers­pec­ti­vas dos escri­tos apo­ca­líp­ti­cos no Novo Tes­ta­men­to, cons­ta­ta­mos que estão liga­das não ao fim do mun­do, mas à espe­ran­ça, pois ofe­re­cem uma visão de expec­ta­ti­va sobre o futu­ro e de reden­ção da criação.

Os tex­tos apo­ca­líp­ti­cos mui­tas vezes des­ta­cam a impor­tân­cia da vigi­lân­cia e da pre­pa­ra­ção para o even­to esca­to­ló­gi­co. A esca­to­lo­gia se refe­re ao estu­do das últi­mas coi­sas e pode ser enten­di­da como as coi­sas que ocor­re­rão no final ou o pro­pó­si­to últi­mo para o qual tudo deve ser gui­a­do. Em Apo­ca­lip­se, é pos­sí­vel iden­ti­fi­car diver­sas abor­da­gens que influ­en­ci­am a com­pre­en­são da espe­ran­ça cris­tã, ou seja, a esca­to­lo­gia não estu­da datas, fenô­me­nos ou even­tos para deter­mi­nar o fim em si mes­mo, mas bus­ca tra­zer moti­va­ção dian­te de cená­ri­os de incertezas.

O movi­men­to apo­ca­líp­ti­co bíbli­co é cul­tu­ral e reli­gi­o­so, pois retra­ta um con­tex­to espe­cí­fi­co de uma comu­ni­da­de opri­mi­da em bus­ca de espe­ran­ça, uti­li­zan­do sím­bo­los e ide­o­lo­gi­as para codi­fi­car sua iden­ti­da­de e inter­pre­ta­ção da rea­li­da­de. Mui­tos tex­tos apo­ca­líp­ti­cos ofe­re­cem uma visão que ante­vê a vitó­ria final do bem sobre o mal, enfa­ti­zan­do a res­tau­ra­ção cós­mi­ca, a jus­ti­ça divi­na, a comu­nhão ple­na com Deus e a impor­tân­cia da pre­pa­ra­ção espi­ri­tu­al que trans­cen­de a mera expec­ta­ti­va do futu­ro, e não do final de tudo. Essas pala­vras devem nos pro­por­ci­o­nar con­for­to e ori­en­ta­ção quan­do des­ta­cam a pro­mes­sa divi­na de reden­ção, pro­por­ci­o­nan­do a reno­va­ção da nos­sa fé e da nos­sa esperança.

A espe­ran­ça está vin­cu­la­da à pron­ti­dão espi­ri­tu­al, enco­ra­jan­do os fiéis a vive­rem em con­so­nân­cia com os prin­cí­pi­os éti­cos e morais dian­te de cená­ri­os desa­fi­a­do­res. Uma vez que essa espe­ran­ça não é ape­nas um anseio vago, mas uma con­vic­ção fun­da­men­ta­da na pro­mes­sa divi­na de sal­va­ção, reden­ção, jus­ti­ça e reno­va­ção, esses tex­tos ofe­re­cem con­for­to e ori­en­ta­ção para os cren­tes dian­te das incer­te­zas do seu tem­po e de suas realidades.

O últi­mo ser­mão de John Wes­ley, que abor­da­va tan­to aspec­tos éti­cos quan­to esca­to­ló­gi­cos, enfa­ti­za­va a neces­si­da­de de uma espi­ri­tu­a­li­da­de prá­ti­ca que não se pre­o­cu­pas­se tan­to com espe­cu­la­ções sobre o futu­ro, pois ele acre­di­ta­va que o avi­va­men­to meto­dis­ta era um sinal da con­cre­ti­za­ção esca­to­ló­gi­ca, e que os meto­dis­tas deve­ri­am dis­cer­nir os sinais e res­pon­der ade­qua­da­men­te a eles, opon­do-se a visões esca­to­ló­gi­cas pes­si­mis­tas que ten­tam adi­vi­nhar os deta­lhes do fim do mun­do ou inter­pre­tar deta­lhes escatológicos.

Esta­mos dian­te do iní­cio de um novo tem­po, e nos­sas con­quis­tas, bem como nos­sas frus­tra­ções ou per­das, nos fazem pen­sar o que este ano que ter­mi­na hoje sig­ni­fi­cou para nós e ten­ta nos levar a pro­je­ções de um futu­ro melhor. Aqui está a bele­za da espe­ran­ça apo­ca­líp­ti­ca. No fim, per­ce­be­mos que a pre­sen­ça de Deus e Seu cui­da­do duran­te todo este ano garan­ti­ram nos­sa che­ga­da até aqui e, se che­ga­mos com Ele até aqui, no pró­xi­mo ano Ele tam­bém esta­rá conos­co e Seu cui­da­do tam­bém nos alcançará.

A pro­mes­sa de Deus para nós é obje­ti­va, e mui­to real: “E aque­le que esta­va sen­ta­do no tro­no dis­se: ‘Eis que faço novas todas as coi­sas’. E acres­cen­tou: ‘Escre­va, por­que estas pala­vras são fiéis e ver­da­dei­ras’” (Ap. 21.5). Deus nos pro­por­ci­o­na um novo ano, novas rea­li­da­des, novas per­cep­ções e, prin­ci­pal­men­te, a reno­va­ção da nos­sa fé e da nos­sa espe­ran­ça dian­te dos desa­fi­os que estão à nos­sa fren­te, sejam eles fami­li­a­res, pro­fis­si­o­nais, minis­te­ri­ais ou até mes­mo rela­ci­o­nais. Deus nos ofe­re­ce novas opor­tu­ni­da­des pes­so­ais, cole­ti­vas e comu­ni­tá­ri­as, a fim de que, per­ma­ne­cen­do fieis às Suas pala­vras, pos­sa­mos aguar­dar o tem­po da Sua sal­va­ção, cui­da­do e jus­ti­ça. Como meto­dis­tas, bus­ca­mos uma espi­ri­tu­a­li­da­de prá­ti­ca da nos­sa fé, pro­cu­ran­do os sinais aos quais pos­sa­mos res­pon­der e cons­truin­do nos­sa sal­va­ção pes­so­al, mas que não é indi­vi­du­al, para trans­for­ma­ção de mui­tas vidas.

Que nes­te novo ano, pos­sa­mos per­mi­tir que Deus faça novas todas as coi­sas em nós e na nos­sa vida, para que venha­mos a expe­ri­men­tar todas as novi­da­des des­te novo tem­po. E que a nos­sa espe­ran­ça seja reno­va­da, a fim de que o cui­da­do de Deus conos­co pos­sa mul­ti­pli­car o nos­so cui­da­do para com aque­les que estão à nos­sa volta.

Um feliz Ano Novo, reple­to de esperança!

Que Deus nos aben­çoe e nos for­ta­le­ça para Sua missão!

Semi­na­ris­ta Pau­lo Rober­to L. Almei­da Junior