Deus sabe do que precisamos

Você já teve a impres­são, em algum momen­to da sua vida, de que Deus esta­va ocu­pa­do demais para se impor­tar com você? Por diver­sas vezes nos sen­ti­mos esque­ci­dos e aban­do­na­dos, lan­ça­dos à nos­sa pró­pria sor­te. Essa sen­sa­ção vem quan­do nos­sa vida está desa­jus­ta­da, quan­do per­de­mos o con­tro­le de deter­mi­na­da situ­a­ção e, prin­ci­pal­men­te, quan­do as coi­sas vão de mal a pior. Então, é ine­vi­tá­vel ques­ti­o­nar­mos: onde está Deus?

Dian­te de um mun­do tão atri­bu­la­do, cheio de con­fli­tos, con­tra­di­ções e cri­ses, mui­tas vezes a úni­ca coi­sa que nos sobra e nos con­for­ta é bus­car a Deus. Mas aí, quan­do mais pre­ci­sa­mos de Sua pre­sen­ça, pare­ce que Ele foi logo ali e já vol­ta! Esse sen­ti­men­to equi­vo­ca­do que temos está liga­do à nos­sa ansi­e­da­de, ao raci­o­na­lis­mo que faze­mos da vida e à nos­sa limi­ta­ção humana.

Vive­mos na era do fast food, em que fala­mos com um aten­den­te numa jane­li­nha e, cin­co minu­tos depois, nos­sa comi­da é entre­gue na pró­xi­ma jane­li­nha. Mas no nos­so coti­di­a­no não é assim. As coi­sas impor­tan­tes da vida difi­cil­men­te se resol­vem ime­di­a­ta­men­te e qua­se sem­pre não acon­te­cem no nos­so tem­po. Aí nos cor­ro­e­mos por den­tro, por­que que­re­mos a solu­ção, a cura, a res­pos­ta na pró­xi­ma jane­li­nha, e não encon­tra­mos nada. Pas­sa­mos a bus­car a solu­ção em Deus, que tei­ma em demo­rar a nos aten­der. Mas será que Ele está demo­ran­do ou nós é que não sabe­mos espe­rar por con­ta da nos­sa ansi­e­da­de? “Por isso vos digo: Não andeis cui­da­do­sos quan­to à vos­sa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quan­to ao vos­so cor­po, pelo que haveis de ves­tir” (Mt 6:25).

A segun­da ori­gem do nos­so sen­ti­men­to equi­vo­ca­do sobre a ausên­cia de Deus é o raci­o­na­lis­mo. E aqui é fun­da­men­tal dife­ren­ci­ar­mos raci­o­na­lis­mo de raci­o­na­li­da­de, pois esta diz res­pei­to à nos­sa capa­ci­da­de cog­ni­ti­va, de enten­der­mos a vida, de lite­ral­men­te raci­o­na­li­zar­mos as coi­sas; o raci­o­na­lis­mo, con­tu­do, diz res­pei­to a um modo de pen­sar que atri­bui valor somen­te à razão, ao pen­sa­men­to lógi­co, enten­den­do-se que por meio da razão encon­tra­mos res­pos­ta para tudo. Mas sabe­mos bem que o agir de Deus não está con­di­ci­o­na­do à lógi­ca ou à razão. Aliás, mui­tas das coi­sas que Deus faz em nós ou por meio de nós con­tra­di­zem a lógi­ca e a razão. Mas quem tem sua men­te pre­sa ao raci­o­na­lis­mo encon­tra mui­ta difi­cul­da­de de sen­tir, ver, ouvir e crer em Deus e no seu agir. “Se espe­ra­mos em Cris­to só nes­ta vida, somos os mais mise­rá­veis de todos os homens” (1 Co 15:19).

Por fim, deve­mos con­si­de­rar a limi­ta­ção huma­na como fon­te de impe­di­men­to para per­ce­ber­mos Deus em nos­sa vida. Nos­sa natu­re­za huma­na, con­ta­mi­na­da pelo peca­do, nos afas­ta pro­gres­si­va­men­te do cen­tro da von­ta­de de Deus. E aqui vale res­sal­tar que quem se afas­ta somos nós, e não Deus. Afi­nal, se o Senhor se afas­tas­se de nós, sería­mos ful­mi­na­dos e con­su­mi­dos pelo nos­so eu rebel­de, insub­mis­so e pre­dis­pos­to ao erro. A nos­sa sal­va­ção, ain­da que não con­si­ga­mos per­ce­ber, está no fato de que, “se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no infer­no a minha cama, eis que tu ali estás tam­bém” (Sl 139:8).

A ver­da­de e a reve­la­ção da Pala­vra de Deus é de que “os olhos do Senhor estão em todo lugar, con­tem­plan­do os maus e os bons” (Pv 15:3). Ou seja, Deus está olhan­do por nós, quer nos sin­ta­mos ou seja­mos bons ou maus. E Ele nos olha não para nos jul­gar, mas no anseio de nos aben­ço­ar, de nos res­ga­tar e, prin­ci­pal­men­te, de nos sal­var. Deus sabe do que pre­ci­sa­mos, de quan­do pre­ci­sa­mos e de quan­to pre­ci­sa­mos. Ele nos conhe­ce melhor do que nós mes­mos e Sua ação é efe­ti­va, efi­caz, asser­ti­va e pontual.

Deus está olhan­do por você e, mes­mo que você não per­ce­ba, não creia ou não enten­da, Ele já está agin­do em seu favor.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.