Fim de um tempo e começo de outro

E não somen­te isto, mas tam­bém nos glo­ri­a­mos nas tri­bu­la­ções; saben­do que a tri­bu­la­ção pro­duz a paci­ên­cia, e a paci­ên­cia a expe­ri­ên­cia, e a expe­ri­ên­cia a espe­ran­ça. E a espe­ran­ça não traz con­fu­são, por­quan­to o amor de Deus está der­ra­ma­do em nos­sos cora­ções pelo Espí­ri­to San­to que nos foi dado” (Roma­nos 5:3–5).

Mais um ano que se encer­ra e, con­se­quen­te­men­te, outro ano que se ini­cia. Esta­mos acos­tu­ma­dos com essa dinâ­mi­ca que se reno­va a cada perío­do e que, sem dúvi­da, ins­tau­ra em nós uma atmos­fe­ra de novi­da­de e expec­ta­ti­va. Con­tu­do, esse é um tem­po que pre­ci­sa ser bem apro­vei­ta­do e con­tem­pla­do, pois tem a for­ça de inau­gu­rar em nós uma pri­ma­ve­ra de espe­ran­ça e vida.

Ano novo é tem­po de reno­var a espe­ran­ça, de dei­xar para trás aqui­lo que lá ficou– os erros e o que não foi alcan­ça­do –, e de acre­di­tar que tudo pode ser novo e melhor. Não se tra­ta ape­nas de pen­sar posi­ti­vo e acre­di­tar que tudo acon­te­ce­rá de for­ma mági­ca. Em vez dis­so, tal ati­tu­de sig­ni­fi­ca redi­re­ci­o­nar as moti­va­ções e assi­mi­lar os apren­di­za­dos para a cons­tru­ção de novas e efi­ca­zes experiências.

Creia no amor de Deus por você. Jesus é quem nos mos­trou esse amor e Ele o fez entre­gan­do-Se a Si mes­mo por nós. Ele supor­tou o silên­cio do Pai, que tam­bém é meu e seu. Creia que Jesus tem pro­pó­si­tos para a sua vida e nutra espe­ran­ça n’Ele. Essas e outras for­mas de agir podem aju­dar você a pra­ti­car dia­ri­a­men­te a ale­gria que se fun­da­men­ta em Cristo.

Não espe­re que as coi­sas boas acon­te­çam para ale­grar-se. Ale­gre-se n’Aquele que é bom, sem­pre bom. Quan­do Jesus for a fon­te da sua ale­gria, não res­ta­rá moti­vo algum para tris­te­za. Como dizia Agos­ti­nho de Hipo­na: “Não há moti­vo para tris­te­za dura­dou­ra quan­do há cer­te­za de feli­ci­da­de eterna”.

Quan­to a mim, é che­ga­da a hora de novos desa­fi­os; de ir ao encon­tro daque­les que ain­da estão fora do apris­co; de cum­prir o cha­ma­do mis­si­o­ná­rio da minha vida na nos­sa igre­ja em San­ta­na de Par­naí­ba; de atu­ar como con­se­lhei­ro, pas­to­re­an­do com amor, paci­ên­cia e sabe­do­ria; de espe­rar pelos novos desa­fi­os que Deus tem para o meu minis­té­rio pas­to­ral, tais como a cons­tru­ção de um novo tem­plo, o pro­je­to evan­ge­lís­ti­co “Sema­na pra Jesus” e tam­bém meu desem­pe­nho como estu­dan­te nes­te últi­mo ano da facul­da­de de teologia.

Enfim, rea­fir­man­do o que escre­vi aci­ma, espe­ro na espe­ran­ça de espe­rar em Cris­to meu Senhor, a quem sir­vo com amor e alegria!

Por isso, ama­da igre­ja, na cer­te­za de ter com­ba­ti­do o bom com­ba­te, pros­si­go para o alvo, pelo prê­mio da sobe­ra­na voca­ção de Deus em Cris­to Jesus, man­ten­do a espe­ran­ça de que um dia Ele nos reú­na nova­men­te para jun­tos cele­brar­mos os Seus fei­tos mara­vi­lho­sos. Pois a Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba sem­pre esta­rá em meu cora­ção. Afi­nal de con­tas, Ele é quem sabe os pen­sa­men­tos que tem a nos­so res­pei­to – pen­sa­men­tos de paz, e não de mal –, para nos dar o fim que esperamos.

Pr. Lucas Gomes

No amor de Cristo,
Pr. Lucas Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.