No centro da vontade de Deus

A ansi­e­da­de nun­ca este­ve tão pre­sen­te em nos­sas vidas. Em tem­pos de ins­ta­bi­li­da­de e incer­te­zas polí­ti­cas, econô­mi­cas e soci­ais, a ten­dên­cia é nos pre­o­cu­par­mos cada vez mais com o que está por vir.

Se a ansi­e­da­de, a pre­o­cu­pa­ção e o medo tomam nos­sos cora­ções, é hora de refor­çar­mos nos­sa con­fi­an­ça na pro­vi­são do Senhor sobre nos­sas vidas, sobre nos­sas casas e sobre nos­sa nação.

No tem­po de Jesus, a inse­gu­ran­ça tam­bém era mui­to gran­de. Afi­nal, a Judeia se tor­na­ra uma colô­nia roma­na, o povo não tinha o direi­to de ir e vir, as auto­ri­da­des se cor­rom­pe­ram ao poder de Roma e os judeus não sabi­am o que lhes acon­te­ce­ria, nem mes­mo se ter­mi­na­ri­am o dia livres ou vivos.

Jesus sur­ge como um raio de sol em meio àque­la den­sa e tene­bro­sa tem­pes­ta­de. Ele era a espe­ran­ça, pois podia – e ain­da pode – liber­tar o povo da escra­vi­dão ter­re­na e do jugo eter­no. No ápi­ce do ser­mão do mon­te, Jesus tra­ta exa­ta­men­te da ansi­e­da­de: “Não andeis ansi­o­sos quan­to à vos­sa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quan­to ao vos­so cor­po, pelo que haveis de ves­tir” (Mt 6:25a).

De acor­do com o Mes­tre, o cami­nho para nos liber­tar­mos do medo e da ins­ta­bi­li­da­de gera­dos pela ansi­e­da­de é colo­car­mos as coi­sas eter­nas à fren­te das coi­sas cor­rup­tí­veis. Ao pri­o­ri­zar­mos Seu Rei­no e Sua jus­ti­ça, tudo aqui­lo de que neces­si­ta­mos nos será pro­vi­do. E o meio para colo­car­mos o Rei­no de Deus e Sua jus­ti­ça como pri­o­ri­da­des em nos­sas vidas é con­du­zir­mos a nós mes­mos para o cen­tro da von­ta­de de Deus, é fazer­mos aqui­lo para o qual fomos cri­a­dos por Ele, é estar­mos onde Deus quer que este­ja­mos. Quan­do esta­mos no cen­tro da von­ta­de de Deus, há um ali­nha­men­to de todas a áre­as da nos­sa vida, e as coi­sas se orga­ni­zam qua­se que espontaneamente.

O cen­tro da von­ta­de de Deus não está num lugar deter­mi­na­do, como pen­sa­va a mulher sama­ri­ta­na (Jo 4:19–21). Não é o tem­plo ou outro lugar espe­cí­fi­co que nos cen­tra­li­za em Deus, mas é, sobre­tu­do, um esta­do de vida, uma con­di­ção em que bus­ca­mos nos posi­ci­o­nar na qual tudo pas­sa pela per­mis­são e pela sobe­ra­nia do Senhor. A par­tir do momen­to em que atin­gi­mos o cen­tro a von­ta­de de Deus, nos­sas esco­lhas e deci­sões nos con­du­zem a cami­nhos de bên­ção, pros­pe­ri­da­de, recon­ci­li­a­ção, man­si­dão, ale­gria e paz.

Quan­do esta­mos em Deus, a ansi­e­da­de é apla­ca­da pela segu­ran­ça e pela con­fi­an­ça que temos na Sua pro­vi­são e no Seu zelo para com nos­sas vidas. Jesus veio para os Seus, mas os Seus não O rece­be­ram. Os judeus con­tem­po­râ­ne­os de Jesus que­ri­am mui­to poder con­fi­ar em algo ou em alguém que lhes garan­tis­se a paz, mas não reco­nhe­ce­ram ser Ele a res­pos­ta pela qual tan­to ansi­a­vam. Jesus tem sido nos­sa res­pos­ta hoje? Tem sido o cen­tro das nos­sas vidas? Se que­re­mos nos liber­tar da ansi­e­da­de, o úni­co e ver­da­dei­ro cami­nho é viver­mos no cen­tro da von­ta­de de Deus!

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.