Bons ventos

pentecostes

Pen­te­cos­tes 3”,
por Sadao Wata­na­be (1979)

Hoje, 50 dias depois da Pás­coa, cele­bra­mos, no calen­dá­rio cris­tão, o Dia de Pen­te­cos­tes. No judaís­mo, come­mo­ra­va-se nes­sa data o suces­so pela colhei­ta anu­al. Mas, com Jesus, esse dia pas­sou a ser asso­ci­a­do ao cum­pri­men­to da pro­mes­sa da vin­da do Con­so­la­dor. Após 50 dias da res­sur­rei­ção de Cris­to, os dis­cí­pu­los reu­ni­dos em Jeru­sa­lém aguar­da­vam o cum­pri­men­to des­sa pro­mes­sa, enquan­to ocor­ria a fes­ta de Pen­te­cos­tes. Eles ora­vam num cená­cu­lo quan­do o Espí­ri­to San­to se mani­fes­tou. Lín­guas de fogo pou­sa­ram sobre suas cabe­ças e eles come­ça­ram a falar em outras lín­guas. Depois des­se epi­só­dio, a Igre­ja ganhou um gran­de impul­so e pas­sou a exer­cer seu papel pro­fé­ti­co no mun­do de manei­ra efetiva.

Em outra oca­sião rela­ta­da na Bíblia, Jesus com­pa­ra o Espí­ri­to San­to com o ven­to. Isso acon­te­ce quan­do Ele está dia­lo­gan­do com Nico­de­mos (Jo 3). Nas pala­vras do Mes­tre: “O ven­to sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes don­de vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nas­ci­do do Espí­ri­to” (Jo 3:8). No con­tex­to, Jesus quer dei­xar cla­ro que a ação do Espí­ri­to não pode ser con­du­zi­da, pre­vis­ta ou pla­ne­ja­da; a von­ta­de de Deus, que se mate­ri­a­li­za por meio da ação do Espí­ri­to, é livre.

Que ven­tos têm sopra­do em nos­sas vidas? No nos­so país, o que temos vis­to são ven­tos tor­tu­o­sos e car­re­ga­dos sopran­do na eco­no­mia e na polí­ti­ca naci­o­nal. E, quan­do pare­ce que a tem­pes­ta­de está pas­san­do, o raio cai duas vezes no mes­mo lugar. Só no Bra­sil mes­mo! Esses ven­tos cas­ti­gam a todos, mas espe­ci­al­men­te os mais caren­tes, os mais neces­si­ta­dos e os mais fra­gi­li­za­dos da sociedade.

Pre­ci­sa­mos de um ven­to que seja impe­tu­o­so, um ven­to que sacu­da, um ven­to que lim­pe nos­sa nação. Pre­ci­sa­mos de uma inter­ven­ção sobre­na­tu­ral que con­ven­ça homens e mulhe­res do peca­do da ganân­cia, da cor­rup­ção, da men­ti­ra. E só há uma pes­soa que pode fazer isso: o Espí­ri­to San­to de Deus! Ele não está con­di­ci­o­na­do a nenhu­ma ide­o­lo­gia soci­al ou par­ti­dá­ria, mas à valo­ri­za­ção da vida em detri­men­to de tudo. Seu cri­té­rio de atu­a­ção é ape­nas um: a ver­da­de, a ver­da­de que liber­ta, a ver­da­de que con­ven­ce do juí­zo e do pecado.

Tal­vez este­ja­mos pre­ci­san­do refle­tir e agir a par­tir da pro­pos­ta de John Wes­ley, que, cheio da unção e da ins­pi­ra­ção do Espí­ri­to San­to, dis­se na Ingla­ter­ra do sécu­lo XVIII: “O povo cha­ma­do meto­dis­ta está com­pro­me­ti­do em refor­mar a nação, par­ti­cu­lar­men­te a igre­ja, e espa­lhar a san­ti­da­de bíbli­ca sobre toda a Terra”.

Em tem­pos nos quais se fala tan­to de refor­mas, creio que a mais urgen­te e sig­ni­fi­ca­ti­va de todas seja a refor­ma de cará­ter. E isso come­ça den­tro da igre­ja. Somos cha­ma­dos a bus­car e dar liber­da­de ao Espí­ri­to para que Ele nos con­du­za con­for­me dese­jar, rumo à von­ta­de de Deus. Pre­ci­sa­mos indi­vi­du­al­men­te, como comu­ni­da­de e como nação de um avi­va­men­to genuí­no e urgen­te, no qual os bons ven­tos do Espí­ri­to nos san­ti­fi­quem e nos capa­ci­tem para ser­mos voz pro­fé­ti­ca nes­te mun­do caótico.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.