Decida fazer a diferença!

“Senti meu coração estranhamente aquecido” (Wesley)

Sen­ti meu cora­ção estra­nha­men­te aque­ci­do” (Wes­ley)

Imagi­ne um país numa pro­fun­da cri­se soci­al, ope­rá­ri­os e minei­ros tra­ba­lhan­do 16 horas por dia por um salá­rio de fome. Ima­gi­ne milha­res de cri­an­ças em ida­de esco­lar, tra­ba­lhan­do e mor­ren­do de cha­gas e frio.

Ima­gi­ne, por outro lado, uma cas­ta de nobres a quem se outor­gou o poder sobre os mei­os de pro­du­ção e sobre seres huma­nos e, aci­ma de todos esses, o poder de con­ce­der ou pri­var todos os seres viven­tes dos mei­os de sub­sis­tên­cia – direi­to úni­co do rei.

Nes­se con­tex­to foi que sur­giu o Movi­men­to Meto­dis­ta. Deu-se na Ingla­ter­ra, no come­ço do sécu­lo XVIII, quan­do um gru­po de estu­dan­tes da Uni­ver­si­da­de de Oxford, sob a lide­ran­ça dos irmãos e pro­fes­so­res John e Char­les Wes­ley, pas­sou a reu­nir-se para o cul­ti­vo da pie­da­de cris­tã, por meio da lei­tu­ra da Bíblia, da prá­ti­ca da ora­ção, do jejum e da visi­ta a pre­sos e enfer­mos. John Wes­ley ini­ci­ou o meto­dis­mo com o intui­to de for­ta­le­cer e reno­var o espí­ri­to cris­tão daque­les que comun­ga­vam a reli­gião ofi­ci­al (angli­ca­na). Esse gru­po, conhe­ci­do ini­ci­al­men­te como Clu­be San­to, mar­cou sua iden­ti­da­de pelo méto­do: dias fixos para pra­ti­car o jejum, hora cer­ta para a lei­tu­ra da Bíblia e ora­ção, dia de visi­tar os pre­sos etc. Por cau­sa des­sa orga­ni­za­ção, esse gru­po foi ape­li­da­do de “meto­dis­tas”, ou seja, aque­les que têm método.

Pro­fun­da­men­te com­pro­me­ti­do com os fun­da­men­tos da fé cris­tã, John Wes­ley dedi­cou todos os dias de sua vida aos estu­dos da Bíblia, rela­ci­o­nan­do-os à sua pró­pria expe­ri­ên­cia com Cris­to. Por isso, sua teo­lo­gia é uma expe­ri­ên­cia com Deus, antes de um “enten­di­men­to” des­te. Para ele, o amor e a mise­ri­cór­dia são inse­pa­rá­veis do viver san­to. John Wes­ley deci­diu fazer a dife­ren­ça em seu tem­po, e a melhor for­ma que encon­trou para isso foi bus­car inten­sa­men­te ser coe­ren­te, viven­ci­an­do tudo o que pregava.

Nes­ta sema­na, lem­bra­mos uma data mui­to impor­tan­te: a cha­ma­da “Expe­ri­ên­cia do Cora­ção Aque­ci­do”. John Wes­ley regis­trou em seu diá­rio, na data de 24 de maio de 1738, a expe­ri­ên­cia reli­gi­o­sa de ter seu cora­ção estra­nha­men­te aque­ci­do, ou seja, uma expe­ri­ên­cia inten­sa e deter­mi­nan­te com o Espí­ri­to San­to. A par­tir des­sa vivên­cia pes­so­al, John Wes­ley ado­tou uma nova pos­tu­ra dian­te da fé que pre­ga­va, assu­min­do o com­pro­mis­so com Deus e con­si­go mes­mo de que sua vida seria rele­van­te além dos limi­tes da reli­gi­o­si­da­de do seu tempo.

Fica o con­vi­te a todos nós para que, nes­ta sema­na, pos­sa­mos refle­tir o quan­to nos­sa vida tem sido um dife­ren­ci­al para as outras pes­so­as, para a nos­sa comu­ni­da­de e para a soci­e­da­de na qual esta­mos inse­ri­dos. A cami­nha­da de fé com Jesus é pro­po­si­ti­va, ou seja, nin­guém é cha­ma­do por Ele para ser ape­nas mais um. O desa­fio é colo­car­mos nos­sas vidas à dis­po­si­ção do Senhor, para que Ele nos use a fim de mani­fes­tar sua gra­ça e seu amor da for­ma mais con­cre­ta possível.

Deci­da fazer a dife­ren­ça, numa esfe­ra micro ou macro da sua vida, per­mi­tin­do que o Espí­ri­to San­to o(a) encha de poder, unção e ins­pi­ra­ção, a fim de que sua vida ganhe um pro­pó­si­to além do que você ima­gi­na: o pro­pó­si­to que Deus tem para ela.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.