Natal, uma história que a Disney não contou

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Quando lemos nos Evangelhos o relato do nascimento de Cristo, chegamos facilmente à conclusão de que essa é uma história espetacular! A genealogia de Jesus já nos indica o quão improvável seria um rei nascer daquela família, que tinha na sua linhagem uma prostituta, um assassino e diversos desconhecidos.

Deus escolhe uma jovem muito simples e sem nenhuma expressão, do ponto de vista social, para ser a mãe de Seu Filho. Seu noivo descobre que ela está grávida, mas aceita a situação. Eles têm de fazer uma longa e difícil viajem para uma cidadezinha distante. Chegando lá, descobrem que não há um lugar adequado para o parto. Após o nascimento, ainda têm de fugir para o Egito.

Uma história improvável e espetacular! Por isso, Maria, em seu diálogo com o anjo Gabriel, ao receber a notícia de que seria mãe do Filho de Deus, declarou: “Para Deus não haverá impossíveis”. Foi daí que tiramos a frase que gostamos tanto de afirmar: o nosso Deus é o Deus do impossível!

Sim, o nascimento de Jesus parece algo impossível de ter ocorrido. Por isso, requer de nós fé para crermos que tudo aquilo aconteceu de fato. Muitas vezes, lembramos e contamos a história do Natal como se fosse um conto da Disney, uma história bonitinha, cheia de efeitos especiais e, no fim, uma bela lição de moral. No fundo, não levamos a sério o que está relatado nos Evangelhos e dizemos para nós mesmos: “Ah, não foi bem assim”. Pensamos desse modo porque não temos fé suficiente para crer que Deus faz coisas impossíveis.

Pois é: Maria casou grávida, o filho não era do noivo, ela não fez pré-natal e Jesus não nasceu na Pro Matre. Deus fez dessa maneira e é nisso que devemos crer para que tenhamos clareza de que é obra divina e não conta nem depende da racionalidade e lógica humanas. Deus fez tudo de uma maneira espetacular, impossível aos nossos olhos, para que não restasse dúvida de que Jesus era o Messias.

Que o Natal não se torne apenas uma historinha da Disney, pois, na verdade, é Deus mudando a história da humanidade e nos dando a oportunidade de mudarmos a história da nossa vida.

É preciso ter fé para crer no Natal; é preciso ter fé para viver o impossível de Deus; é preciso ter fé para agradar a Deus.

Pr Tiago Valentim

Pr. Tiago Valentin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *