Encontrando Deus em lugares inesperados

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Uma das experiências espirituais mais marcantes que vivenciamos com Deus é quando somos surpreendidos por Ele. Às vezes achamos que o desfecho de certas situações será de uma maneira, mas Deus nos surpreende, por conta do Seu cuidado, do Seu capricho, da Sua graça, da abundância com que nos atende, e faz mais e melhor do que esperávamos!

O mais correto seria que o agir de Deus não nos causasse tanta estranheza. Mas isso acontece porque pensamos que Deus irá agir de acordo com nossos parâmetros. Por exemplo, quando nos esforçamos em realizar algo no nosso trabalho e pedimos a bênção de Deus, “sabemos” que o resultado virá. E aí as coisas fogem do nosso controle, acontecem de um jeito inesperado e acabam saindo muito melhor do que esperávamos, deixando-nos surpresos com o que Deus fez. Ora, se pedimos a bênção d’Ele, não seria previsível que o resultado fosse o melhor possível? Então por que nos surpreendemos? Simplesmente porque não confiamos de fato que Deus irá se manifestar além dos parâmetros naturais.

Algo muito semelhante aconteceu com os reis magos. Ao procurarem o “novo rei”, foram ao palácio de Herodes, e lá não O encontraram. De fato, a lógica dos magos estava certa. Afinal, lugar de rei nascer é num palácio. Mas essa não era a lógica de Deus e eles foram surpreendidos ao achar a manifestação da glória, do poder e da majestade do Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Criador do céu e da terra, numa suja e precária estrebaria, envolto em trapos e deitado numa manjedoura. Que Deus surpreendente!

Será que algum dia iremos parar de nos surpreender com Deus? De fato não. Ainda que creiamos e esperemos que Ele faça o extraordinário, nunca seremos capazes de alcançar a mente de Deus, pois nossos parâmetros são humanos, e não divinos.

Deus se manifesta a nós basicamente de três formas: pela natureza, por Sua Palavra e por meio dos Seus filhos e filhas. Creio que precisamos de um Natal surpreendente, um Natal em que Deus se manifeste na simplicidade, em lugares e pessoas inesperados. Ao nascer num curral, Jesus mostrou que a graça e o amor de Deus são tão abrangentes que podem alcançar aquele que está no lugar mais humildade e improvável.

Que neste Natal a manifestação de Deus em nós, por meio dos nossos gestos e palavras, possa causar surpresa em muitas pessoas. Que, ao sermos simples e humildes como o menino Deus, possamos testemunhar que Ele veio para todos e todas.

Pr Tiago Valentim

Desejando ser surpreendido por Deus,
Pr. Tiago Valentin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *