Encontrando Deus em lugares inesperados

Uma das expe­ri­ên­ci­as espi­ri­tu­ais mais mar­can­tes que viven­ci­a­mos com Deus é quan­do somos sur­pre­en­di­dos por Ele. Às vezes acha­mos que o des­fe­cho de cer­tas situ­a­ções será de uma manei­ra, mas Deus nos sur­pre­en­de, por con­ta do Seu cui­da­do, do Seu capri­cho, da Sua gra­ça, da abun­dân­cia com que nos aten­de, e faz mais e melhor do que esperávamos!

O mais cor­re­to seria que o agir de Deus não nos cau­sas­se tan­ta estra­nhe­za. Mas isso acon­te­ce por­que pen­sa­mos que Deus irá agir de acor­do com nos­sos parâ­me­tros. Por exem­plo, quan­do nos esfor­ça­mos em rea­li­zar algo no nos­so tra­ba­lho e pedi­mos a bên­ção de Deus, “sabe­mos” que o resul­ta­do virá. E aí as coi­sas fogem do nos­so con­tro­le, acon­te­cem de um jei­to ines­pe­ra­do e aca­bam sain­do mui­to melhor do que espe­rá­va­mos, dei­xan­do-nos sur­pre­sos com o que Deus fez. Ora, se pedi­mos a bên­ção d’Ele, não seria pre­vi­sí­vel que o resul­ta­do fos­se o melhor pos­sí­vel? Então por que nos sur­pre­en­de­mos? Sim­ples­men­te por­que não con­fi­a­mos de fato que Deus irá se mani­fes­tar além dos parâ­me­tros naturais.

Algo mui­to seme­lhan­te acon­te­ceu com os reis magos. Ao pro­cu­ra­rem o “novo rei”, foram ao palá­cio de Hero­des, e lá não O encon­tra­ram. De fato, a lógi­ca dos magos esta­va cer­ta. Afi­nal, lugar de rei nas­cer é num palá­cio. Mas essa não era a lógi­ca de Deus e eles foram sur­pre­en­di­dos ao achar a mani­fes­ta­ção da gló­ria, do poder e da majes­ta­de do Rei dos Reis, Senhor dos Senho­res, Cri­a­dor do céu e da ter­ra, numa suja e pre­cá­ria estre­ba­ria, envol­to em tra­pos e dei­ta­do numa man­je­dou­ra. Que Deus surpreendente!

Será que algum dia ire­mos parar de nos sur­pre­en­der com Deus? De fato não. Ain­da que crei­a­mos e espe­re­mos que Ele faça o extra­or­di­ná­rio, nun­ca sere­mos capa­zes de alcan­çar a men­te de Deus, pois nos­sos parâ­me­tros são huma­nos, e não divinos.

Deus se mani­fes­ta a nós basi­ca­men­te de três for­mas: pela natu­re­za, por Sua Pala­vra e por meio dos Seus filhos e filhas. Creio que pre­ci­sa­mos de um Natal sur­pre­en­den­te, um Natal em que Deus se mani­fes­te na sim­pli­ci­da­de, em luga­res e pes­so­as ines­pe­ra­dos. Ao nas­cer num cur­ral, Jesus mos­trou que a gra­ça e o amor de Deus são tão abran­gen­tes que podem alcan­çar aque­le que está no lugar mais humil­da­de e improvável.

Que nes­te Natal a mani­fes­ta­ção de Deus em nós, por meio dos nos­sos ges­tos e pala­vras, pos­sa cau­sar sur­pre­sa em mui­tas pes­so­as. Que, ao ser­mos sim­ples e humil­des como o meni­no Deus, pos­sa­mos tes­te­mu­nhar que Ele veio para todos e todas.

Pr Tiago Valentim

Dese­jan­do ser sur­pre­en­di­do por Deus,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.