Reclamações contra o apóstolo Paulo

Tenho séri­as recla­ma­ções a fazer do após­to­lo Pau­lo. Defi­ni­ti­va­men­te, ele não é bom exem­plo para os milhões de novos cren­tes que estão fre­quen­tan­do as igre­jas hoje.

Não fica bem para um após­to­lo sair por aí dizen­do que foi “pre­so, açoi­ta­do, ape­dre­ja­do, sofreu nau­frá­gio, pas­sou fome, sede, frio e nudez” (2 Co 11:23–27). Pare­ce coi­sa de gen­te que está debai­xo de “mal­di­ção”.

Outra coi­sa: como pode um envi­a­do do Senhor con­fes­sar que este­ve na cida­de pre­gan­do “em fra­que­za, temor e gran­de tre­mor” (1 Co 2:3)? O que o povo de hoje vai dizer? Como vão acre­di­tar num “evan­ge­lho de poder”, se o pró­prio líder se mos­tra fra­co e temeroso?

Lá em Corin­to, ele se fez “gen­tio para com os gen­ti­os, judeu para com os judeus, e fra­co para com os fra­cos, na espe­ran­ça de sal­var alguns” (1 Co 9:22). Tan­to esfor­ço para somen­te “sal­var alguns”? Isso é fal­ta de fé. Hoje, um ser­vo de Deus pro­fe­ti­za­ria que toda aque­la cida­de seria do Senhor Jesus.

Onde se viu man­dar o jovem Timó­teo “tomar um pou­co de vinho por cau­sa de seu estô­ma­go e de suas fre­quen­tes enfer­mi­da­des” (1 Tm 5:23)? Não fica­ria melhor para um homem de Deus “orar pela cura” que recei­tar remédio?

E o que ele fez com Tró­fi­mo, outro coo­pe­ra­dor do evan­ge­lho? “Quan­to a Tró­fi­mo, deixei‑o doen­te em Mile­to” (2 Tm 4:20). Isso lá é papel de um após­to­lo, dei­xar seu dis­cí­pu­lo doen­te? Conhe­ço gen­te hoje que ora­ria e deter­mi­na­ria sua cura imediatamente.

Tudo bem que Pau­lo apren­deu a “viver con­ten­te em toda e qual­quer situação”
(Fp 4:11), e para ele não impor­ta­va mui­to “ter abun­dân­cia ou escas­sez” (Fp 4:12). Mas isso era lá com ele. Será que ele não apren­deu a “libe­rar bên­çãos” sobre a vida do povo e a ensi­nar nos­sa gen­te a rei­vin­di­car sem­pre o melhor?

Mas dei­xei por últi­mo a pior recla­ma­ção: foi um des­pro­pó­si­to ele dizer aos pagãos ate­ni­en­ses que “o Deus que fez o mun­do não habi­ta em san­tuá­ri­os fei­tos por mãos huma­nas” (At 17:24). Habi­ta, sim, e o seu ende­re­ço atu­al é na Ave­ni­da Cel­so Gar­cia, em São Pau­lo, um tem­plo cons­truí­do com o melhor mate­ri­al vin­do de todas as par­tes do mun­do. E quem dese­jar pode­rá visitá-lo!

Bem, até aqui falei como “lou­co”. Mas ago­ra mos­tra­rei o seu lega­do de ensi­no e amor pela Igre­ja e pelo Rei­no de Deus.

Pau­lo con­si­de­rou como “lixo” todas as efê­me­ras gló­ri­as huma­nas para con­quis­tar o mai­or tesou­ro que alguém pode pos­suir: Cris­to (Fp 3:8).

Mes­mo sen­do pobre, enri­que­ceu a mui­tos, e “de nin­guém cobi­çou pra­ta, nem ouro, nem ves­tes” (At 20:33).

Glo­ri­a­va-se nas pró­pri­as fra­que­zas, saben­do que o poder per­ten­cia a Deus
(2 Co 12:10).

Não viveu para agra­dar a si mes­mo, nem a homens, mas para agra­dar a Aque­le que lhe con­ce­deu o sen­ti­do de uma nova exis­tên­cia (Gl 1:10).

Seu apa­ren­te fra­cas­so mos­trou que os seus olhos esta­vam pos­tos não nes­ta vida, mas no alvo, no prê­mio mai­or de todos, que esta­va sen­do pre­pa­ra­do para ele (Cl 3:14).

O cora­jo­so após­to­lo nos ensi­nou que todas as coi­sas que ele pos­suía eram nada dian­te da subli­mi­da­de de ter a Cris­to (Fp 3:7).

Esse homem, ver­da­dei­ra­men­te, com­ba­teu o bom com­ba­te, com­ple­tou sua car­rei­ra e guar­dou a fé (2 Tm 4:7). E, ao fazer isso, ensi­nou-nos a todos que não exis­te mai­or pri­vi­lé­gio para um ser huma­no do que viver e mor­rer em obe­di­ên­cia e sub­mis­são a Deus, nos­so Aba Pai.

O res­to é reli­gi­o­si­da­de frí­vo­la e vazia.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha,
da Igre­ja Meto­dis­ta Cen­tral em San­to André (SP)

One Reply to “Reclamações contra o apóstolo Paulo”

  1. Olá Pr. Dani­el, saú­de e bênçãos!
    Hoje, fiz uma “live” e uti­li­zei seu ser­mão de 2017 como inspiração;
    Res­pei­ta­mos os “Direi­tos Auto­rais” segun­do as nor­mas legais;
    Há mui­tos anos bus­ca­va seu ser­mão nas segun­das-fei­ras para medi­ta­ção, eles sem­pre me fize­ram bem, lou­va­do seja Deus!
    Numa bus­ca no Face­bo­ok em meu nome encon­tra­rá, para aces­so duran­te 30 dias seguidos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.