Jesus está no barco

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Quantas vezes temos a sensação de que estamos sozinhos ao enfrentarmos uma luta ou um desafio em nossa vida? Dependendo do tamanho da adversidade, somos dominados pelo medo e pelo desespero, nossa fé é abalada e nos sentimos à deriva, à mercê dos ventos da tempestade da vida.

Nossos dramas humanos são inúmeros e diversos e, como sempre dizemos, enfrentá-los sozinhos sempre é mais difícil. A verdade é que todos nós queremos ajuda, alguém ao nosso lado para dividir os fardos. Por isso, precisamos nos lembrar de que nada pode nos separar do amor de Deus, pois o Senhor está e sempre estará ao nosso lado.

O episódio de Jesus com os discípulos no barco (Marcos 4:35-41) nos ensina algumas coisas. Os discípulos e o Mestre embarcaram com a intenção de ter alguns instantes de privacidade e descanso, mas foram surpreendidos no meio da noite por uma tempestade. Eis aí o primeiro ensinamento: mesmo que Jesus esteja no barco conosco, não estamos livres de passar por lutas. Podemos até perder o controle, coisas negativas podem invadir a embarcação da nossa vida, mas, ainda que passemos pelo vale da sombra da morte, lá Ele estará conosco, sofrendo, sentindo nossas dores e atento às nossas necessidades.

Mas o fato de Deus estar sempre conosco não quer dizer que Ele domine nossas ações, escolhas e sentimentos. Ao contrário, Deus quer nosso crescimento e amadurecimento. Uma criança pequena que está aprendendo a andar precisa da liberdade dos seus cuidadores para dar os primeiros passos sozinha. Pois é assim que o Senhor faz conosco. No episódio do barco, Jesus estava dormindo tranquilamente. Afinal, havia ali pescadores vividos e experientes, o Mestre confiava na capacidade daqueles homens e permitiu que eles enfrentassem aquela situação por si mesmos.

Mas, quando os pescadores, amedrontados, chegaram ao limite de suas forças, correram na direção de Jesus. E esse é o melhor de todos os ensinos que podemos extrair desta história: Jesus está no barco, aquele que acalma o mar, aquele que faz o vento se aquietar, aquele que traz bonança para nossa vida, Ele sempre está no barco para nos socorrer, nunca estamos sozinhos.

Jesus acreditava nos discípulos e acredita em nós. Ele entende que, por meio da nossa fé, podemos dar ordem aos ventos e eles nos obedecerão. Por isso, não podemos ficar tímidos diante das tempestades da vida, mas agir com coragem e intrepidez de espírito, pois, ainda que nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda, poderemos dizer a um monte para ele se lançar ao mar e ele nos obedecerá.

Contudo, quando estamos exaustos, no limite da nossa capacidade e da nossa fé, Jesus pode prontamente nos socorrer. Basta apenas chamá-Lo, basta apenas clamar pelo nome que está sobre todo nome, basta apenas invocar o nome que tem todo poder e autoridade, e Ele vai imediatamente nos socorrer, porque Ele sempre está no barco!

Pr Tiago Valentim

De um navegante que precisa do Mestre,
Pr. Tiago Valentin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *