Eu creio

“Em ver­da­de vos digo que, se tiver­des fé como um grão de mos­tar­da, direis a este mon­te: Pas­sa daqui para aco­lá, e ele pas­sa­rá. Nada vos será impos­sí­vel” (Mt 17:20b).

Até onde vai a sua fé? Essa é uma per­gun­ta que, mal inter­pre­ta­da, pode cau­sar pro­ble­ma. Ao ques­ti­o­nar­mos alguém a esse res­pei­to, colo­ca­mos sobre a pes­soa a res­pon­sa­bi­li­da­de de ver algo rea­li­za­do. Em outras pala­vras, damos a enten­der que é o tama­nho da fé da pes­soa que deter­mi­na se Deus vai agir ou não.

Tal­vez a per­gun­ta mais cor­re­ta fos­se: “O quan­to você crê que Deus pode fazer?”. Afi­nal, não é o tama­nho da nos­sa fé que deter­mi­na a ação de Deus, mas é por­que nós cre­mos que Ele já fez, faz e con­ti­nu­a­rá a fazer que as coi­sas podem acon­te­cer, inde­pen­den­te­men­te da inten­si­da­de da nos­sa fé. Ain­da que ela seja do tama­nho de um grão de mos­tar­da, Deus é o mes­mo e pode todas as coisas.

Nes­te mês de agos­to, esta­mos con­vi­da­dos a enca­rar um gran­de desa­fio, que é orar por pes­so­as que já esta­mos dis­ci­pu­lan­do ou que pre­ten­de­mos dis­ci­pu­lar. E, a par­tir de setem­bro, con­vi­dá-las para irem a um peque­no gru­po. Por isso, ini­ci­ei esta pas­to­ral falan­do de fé. Não da fé em nos­sa capa­ci­da­de ou expe­ri­ên­ci­as pes­so­ais, mas fé no poder gra­ci­o­so, trans­for­ma­dor e cons­tran­ge­dor que há no amor de Deus. É o Senhor quem faz a obra, é o seu Espí­ri­to que con­ven­ce do peca­do e sen­si­bi­li­za os corações.

Será um óti­mo tem­po para exer­ci­tar­mos as dis­ci­pli­nas espi­ri­tu­ais, espe­ci­al­men­te a da ora­ção. A ação mais impor­tan­te que fare­mos em favor das pes­so­as que defi­ni­mos como alvo do nos­so dis­ci­pu­la­do será orar. Deve­mos pri­mei­ro falar para Jesus des­sas pes­so­as e, depois, de Jesus para elas. Cre­mos que, por meio da ora­ção, Deus pre­pa­ra­rá o cami­nho e nos dará opor­tu­ni­da­des e estra­té­gi­as para abor­dar­mos as pes­so­as defi­ni­das. Que­re­mos com isso cum­prir a pala­vra que está no evan­ge­lho de João: “Nis­to é glo­ri­fi­ca­do meu Pai, em que deis mui­to fru­to; e assim vos tor­na­reis meus dis­cí­pu­los” (Jo 15:8). Que­re­mos fru­ti­fi­car, que­re­mos fazer dis­cí­pu­los de Jesus para que o Senhor seja glo­ri­fi­ca­do por meio das nos­sas vidas.

Cre­mos que, num cur­to pra­zo, já pode­re­mos con­tem­plar os fru­tos nos PGs e na igre­ja. Mas, para que isso seja pos­sí­vel, temos de crer, crer e crer que “Cris­to move as mon­ta­nhas / e tem poder pra sal­var. / Pra sem­pre, autor da sal­va­ção / Jesus a mor­te ven­ceu / sobre a mor­te venceu”.

Ore, creia e viva a expe­ri­ên­cia mais rica, feliz, satis­fa­tó­ria e incom­pa­rá­vel que é ver alguém que você dis­ci­pu­la ren­den­do-se aos pés do nos­so gran­de Mes­tre. Que todos nós seja­mos árvo­res fru­tí­fe­ras, por obra, gra­ça, mise­ri­cór­dia e ação do Espí­ri­to Santo.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.