Será que já nasci novamente?

Res­pon­deu Jesus: Em ver­da­de, em ver­da­de te digo que, se alguém não nas­cer de novo, não pode ver o rei­no de Deus” (Jo 3:3).

Um dos mai­o­res encon­tros de Jesus rela­ta­dos na Bíblia é o que Ele teve com Nico­de­mos, no que tan­ge à ver­da­dei­ra con­ver­são. Con­ver­são é uma expres­são bas­tan­te uti­li­za­da em nos­so con­tex­to cris­tão e, mui­tas vezes, faze­mos uso dela com a pro­pri­e­da­de de quem já sabe e vive seu real sig­ni­fi­ca­do. Mas será que enten­de­mos o que real­men­te sig­ni­fi­ca? E, mui­to mais do que isso, será que vive­mos uma vida con­ver­ti­da a Cristo?

O ter­mo “con­ver­são”, segun­do o dici­o­ná­rio Auré­lio, sig­ni­fi­ca mudan­ça de con­vic­ção, trans­for­ma­ção, mudan­ça de dire­ção. Isso todos nós já esta­mos can­sa­dos de saber e de ouvir. Cabe a nós, como bons ser­vos que somos, ana­li­sar cons­tan­te­men­te a nos­sa pró­pria vida e des­co­brir até que pon­to somos real­men­te nas­ci­dos de novo.

Este tex­to do Evan­ge­lho de João 3:1–21 rela­ta o diá­lo­go entre o autor da vida – Jesus – e um fari­seu cha­ma­do Nico­de­mos, que era um dos prin­ci­pais entre os judeus. Vale lem­brar o sta­tus que o fari­seu pos­suía: mes­tre. Muni­do de um gran­de conhe­ci­men­to sobre a Lei e suas impli­ca­ções, ele é con­fron­ta­do por Jesus sobre a impor­tân­cia de viver uma vida não lega­lis­ta e debai­xo do jugo que a Lei impunha.

A esse parâ­me­tro, Jesus diz que quem nas­ce de novo é seme­lhan­te ao ven­to: não se sabe de onde vem nem para onde vai. Essa mara­vi­lho­sa com­pa­ra­ção põe em xeque inú­me­ras cer­te­zas nos­sas. Mui­tas vezes, nos­so conhe­ci­men­to é aba­la­do pela sim­pli­ci­da­de da manei­ra como Deus age em nós. Quan­tas vezes em sua vida já o ques­ti­o­na­ram a res­pei­to de sua con­du­ta, de sua manei­ra de ser, agir ou falar, dizen­do que estão muda­das? Pare um pou­co e pen­se nis­so. As pes­so­as não con­se­guem com­pre­en­der como alguém outro­ra tão “com­ple­xo” e cheio de defei­tos e tão pro­ble­má­ti­co pôde ser trans­for­ma­do. É isso mes­mo que Jesus diz a Nico­de­mos. Os outros não vão enten­der o que acon­te­ceu com você, vão olhar pra você e pro­cu­rar aque­la pes­soa lega­lis­ta, encren­quei­ra, fala­dei­ra, orgu­lho­sa etc., e não a encon­tra­rão mais!

A pes­soa que se sub­me­te ao pro­ces­so dinâ­mi­co da trans­for­ma­ção é como uma boa árvo­re que fru­ti­fi­ca o fru­to do Espí­ri­to San­to (Gl 5.22), por­que é gui­a­da pelo pró­prio Espí­ri­to. “Mas, se sois gui­a­dos pelo Espí­ri­to…” (Gl 5.18). Tan­to no hebrai­co como no gre­go, a mes­ma pala­vra desig­na o ven­to e o espí­ri­to. O conhe­ci­men­to é váli­do e amplia nos­sa visão acer­ca de uma nova manei­ra de obser­var e viver a vida, mas a expe­ri­ên­cia gera­da pela renún­cia de nos­sos con­cei­tos e pre­con­cei­tos faz toda a diferença.

Como comu­ni­da­de de fé que somos, pre­ci­sa­mos apro­vei­tar cada encon­tro que temos com Jesus e renun­ci­ar aos nos­sos con­cei­tos dis­tor­ci­dos para des­fru­tar­mos de sua mara­vi­lho­sa pre­sen­ça e nun­ca mais ser­mos os mes­mos. Somen­te medi­an­te a atu­a­ção pre­ci­sa do Espí­ri­to San­to em nós pode­re­mos viver a vida con­ver­ti­da ao Senhor que pro­fes­sa­mos em nos­sa fé. E, como con­sequên­cia, nos­sa casa e nos­sa igre­ja serão impac­ta­das pela ação de Deus.

Que Deus encon­tre em nós o arden­te dese­jo de viver­mos gui­a­dos por Seu Ven­to (Espí­ri­to)!

No amor de Cristo,
Semi­na­ris­ta Edmil­son Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.