Em 2012, eu vou obedecer

Nes­te iní­cio de 2012, mui­tos já fize­ram pla­nos e pro­je­tos para o novo ano, com o obje­ti­vo de viven­ci­ar um tem­po de pros­pe­ri­da­de, paz e ben­ção. Os mei­os para alcan­çar esses obje­ti­vos podem ser mui­tos. Alguns pen­sam em con­cluir seus estu­dos ou reto­má-los; outros estão sonhan­do em fazer a famí­lia “cres­cer”; há tam­bém quem visu­a­li­ze uma nova expe­ri­ên­cia pro­fis­si­o­nal; e, cer­ta­men­te, há aque­les que sonham em não fazer nada e gozar a tão sonha­da apo­sen­ta­do­ria. O cer­to é que não há quem não quei­ra que 2012 seja um ano bom. Mas, para que isso se tor­ne rea­li­da­de e para que todos os nos­sos pla­nos sejam con­cre­ti­za­dos, há uma prer­ro­ga­ti­va: a obediência.

O livro de Deu­te­ronô­mio nos reve­la, no capí­tu­lo 7, a par­tir do ver­so 12, uma lon­ga lis­ta de bên­çãos decor­ren­tes da obe­di­ên­cia. Mui­tas vezes faze­mos nos­sos pla­nos, nos pre­pa­ra­mos e nos esfor­ça­mos tan­to para ter uma vida tran­qui­la e aca­ba­mos nos esque­cen­do de que, se obe­de­cer­mos a Deus, as bên­çãos serão uma con­sequên­cia natural.

O povo hebreu come­ça­va a se pren­der e limi­tar-se tan­to ao ritu­a­lis­mo reli­gi­o­so que não per­ce­bia que, ape­sar de todo o seu “esfor­ço” em agra­dar a Deus, não fazia o mais impor­tan­te, que era per­mi­tir que Deus tra­tas­se o seu cará­ter. Por isso, o Senhor dis­se a Moi­sés que quem fos­se obe­di­en­te às Suas orde­nan­ças seria aben­ço­a­do gra­ci­o­sa­men­te e todas as áre­as de sua vida seri­am toca­das por Seu poder.

Mui­tas vezes faze­mos como o irmão Maér­cio cos­tu­ma dizer: mata­mos o boi para aca­bar com os car­ra­pa­tos! Faze­mos tan­to esfor­ço para ser feli­zes ou para alcan­çar algo sem pen­sar se esta­mos empre­gan­do nos­so esfor­ço no pro­pó­si­to cor­re­to, pois, se optar­mos por obe­de­cer a Deus e fazer Sua von­ta­de, uma vida aben­ço­a­da e prós­pe­ra será a con­sequên­cia inevitável.

O pro­ble­ma é que somos domi­na­dos pela nos­sa ansi­e­da­de e autos­su­fi­ci­ên­cia. Que­re­mos resol­ver as coi­sas no nos­so tem­po e do nos­so jei­to, o que qua­se sem­pre sig­ni­fi­ca deso­be­de­cer a von­ta­de de Deus. E o pre­ço que paga­mos por não obe­de­cer a Deus cos­tu­ma ser frus­tra­ção, tris­te­za e mui­tos ques­ti­o­na­men­tos sem resposta.

Se qui­ser­mos que 2012 seja um ano aben­ço­a­do, a ati­tu­de mais impor­tan­te que deve­mos ado­tar é a de obe­di­ên­cia à Pala­vra de Deus e a Seus pro­pó­si­tos para a nos­sa vida. Ao ouvir­mos Sua voz, sabe­re­mos como Ele vai fazer com que Sua boa, per­fei­ta e agra­dá­vel von­ta­de se cum­pra em todas as áre­as da nos­sa vida.

Em 2012, esco­lha obe­de­cer e, cer­ta­men­te, você, sua famí­lia e nos­sa igre­ja serão abençoados.

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral,
Pr. Tia­go Valentin

One Reply to “Em 2012, eu vou obedecer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.