Em algum lugar do Hemisfério Sul, 27 de novembro de 2100.

Meu cog­no­me é João. Não pos­so me iden­ti­fi­car por­que isso colo­ca­ria em ris­co minha vida e a da minha famí­lia. Um dos mem­bros do Cor­po desen­vol­veu um pro­gra­ma que nos pos­si­bi­li­ta envi­ar e‑mail para o pas­sa­do. Este é nos­so pri­mei­ro tes­te. Espe­ro que dê certo.

Escre­vo esta men­sa­gem com a inten­ção de aler­tá-los, aí no pas­sa­do, do que está por vir. Tudo come­çou 20 anos atrás, quan­do a Ter­cei­ra Guer­ra Mun­di­al aca­bou. O Hemis­fé­rio Nor­te esta­va sob escom­bros, de pon­ta a pon­ta. Todas as nações e seus gover­nan­tes deci­di­ram ins­ti­tuir um novo sis­te­ma de gover­no – o Novo Impé­rio –, coman­da­do por um gover­nan­te abso­lu­to – o Regen­te –, o qual rece­beu pode­res e auto­ri­da­de ili­mi­ta­dos. No iní­cio pare­cia que tudo ia ser mui­to bom. Um novo sis­te­ma econô­mi­co foi cri­a­do, o soci­a­lis­mo econô­mi­co, e as armas nucle­a­res foram bani­das por com­ple­to. Dei­xou de haver nações ou etni­as. Os 10 bilhões de seres huma­nos que sobre­vi­ve­ram à guer­ra pas­sa­ram a ter uma úni­ca naci­o­na­li­da­de: Habitantes.

Mas havia um gru­po que ques­ti­o­na­va a efi­cá­cia do Novo Impé­rio e a auto­ri­da­de do Regen­te. Eram os evan­gé­li­cos. Prin­cí­pi­os cris­tãos, como o Rei­no dos Céus, con­ver­são e sal­va­ção, per­dão, segun­da vin­da do Sal­va­dor e peca­do, repre­sen­ta­vam uma ame­a­ça, pois, segun­do o Regen­te, “pes­so­as de fé” são indi­ví­du­os fra­cos e tor­nam o mun­do mais fra­co. Crer no sobre­na­tu­ral não traz segu­ran­ça, pois a segu­ran­ça deve estar no que é concreto.

Em 2050, os evan­gé­li­cos tor­na­ram-se o mai­or gru­po reli­gi­o­so do pla­ne­ta. No entan­to, assim que esse pos­to foi atin­gi­do, mui­tos escân­da­los em tor­no do mun­do envol­ven­do líde­res e deno­mi­na­ções pas­sa­ram a ser ampla­men­te divul­ga­dos, o que fez a fé cris­tã cair pou­co a pou­co em des­cré­di­to. O Regen­te então deci­diu que a melhor coi­sa a fazer, visan­do a evo­lu­ção do mun­do, seria extin­guir todas as prá­ti­cas dos evan­gé­li­cos. Assim, foram proi­bi­dos, a par­tir daque­le momen­to, o uso do livro de capa pre­ta e toda e qual­quer for­ma de cul­to ou expres­são de fé. Nin­guém podia mais iden­ti­fi­car-se como evan­gé­li­co, e o nome do Sal­va­dor foi proi­bi­do de ser pro­fe­ri­do. O Colé­gio Apos­tó­li­co, que era com­pos­to por todos os líde­res das deno­mi­na­ções ao redor do mun­do e tinha a res­pon­sa­bi­li­da­de de diri­gir as igre­jas evan­gé­li­cas, foi extin­to. Isso levou os líde­res das igre­jas a ven­der seus tem­plos para o Novo Impé­rio, que os trans­for­mou em tri­bu­nais para jul­gar todos que deso­be­de­ces­sem ao Regente.

Os escân­da­los envol­ven­do os evan­gé­li­cos e a lei cri­a­da pelo Regen­te fez dos nos­sos últi­mos anos um gran­de ter­ror. A per­se­gui­ção tor­nou-se impla­cá­vel. No come­ço, mui­tos ten­ta­ram resis­tir, mas a per­su­a­são do Regen­te é mui­to efi­caz. Quem se levan­ta con­tra ele é denun­ci­a­do, pre­so e, caso não apos­ta­te sua fé, é exe­cu­ta­do. As exe­cu­ções acon­te­cem sem­pre aos domin­gos e são trans­mi­ti­das ao vivo pela televisão.

Não exis­tem mais igre­jas ou deno­mi­na­ções. Nós, os pou­cos que ain­da somos do Cami­nho, nos cha­ma­mos de mem­bros do Cor­po, por­que está proi­bi­do usar a expres­são “irmão” ou “irmã”. Nós nos reu­ni­mos secre­ta­men­te, nas crip­tas dos cemi­té­ri­os, de madru­ga­da. O peque­no gru­po do qual faço par­te é com­pos­to por 12 mem­bros. Uma vez por mês a gen­te se encon­tra para ler as cin­co pági­nas que ain­da temos do livro de capa pre­ta. O tre­cho de que mais gos­ta­mos é o que diz que o Cri­a­dor amou o mun­do de tal manei­ra que envi­ou seu filho uni­gê­ni­to para que todo o que nele crê não pere­ça, mas tenha a vida eter­na. Não sabe­mos exa­ta­men­te o que isso quer dizer, mas todas as vezes que lemos isso sen­ti­mos algo mui­to espe­ci­al em nos­sos cora­ções. Temos tam­bém um peda­ço do que aí no pas­sa­do vocês cha­mam de hiná­rio. Nin­guém sabe as melo­di­as, mas as letras são lindas.

Algo mui­to tris­te acon­te­ceu dias atrás. Uma jovem que é mem­bro do nos­so gru­po foi cap­tu­ra­da. Seu nome é Sophia. Uma vizi­nha a viu ajo­e­lhar-se na sala de sua casa para orar e a denun­ci­ou ao Novo Impé­rio. Ela foi pre­sa e será jul­ga­da hoje num anti­go tem­plo que atu­al­men­te é um dos prin­ci­pais tri­bu­nais do Novo Impé­rio. Há mui­ta expec­ta­ti­va em tor­no des­se jul­ga­men­to, pois, caso Sophia seja exe­cu­ta­da, ela será a bili­o­né­si­ma evan­gé­li­ca a mor­rer por cau­sa de sua fé.

Bem, o que eu podia con­tar para vocês do que está por vir está dito. Espe­ro que vocês apro­vei­tem a liber­da­de de que ain­da podem usu­fruir, pois che­ga­rá o dia em que vocês darão mui­to valor a isso. Peço a vocês que orem por Sophia e por seu jul­ga­men­to. Que o Cri­a­dor tenha mise­ri­cór­dia do Seu Corpo!

João, mem­bro do Corpo

Pr Tiago Valentim

Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.