Cumprindo o “ide”

Ide, por­tan­to, fazei dis­cí­pu­los de todas as nações, bati­zan­do-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espí­ri­to San­to; ensi­nan­do-os a guar­dar todas as coi­sas que vos tenho orde­na­do. E eis que estou con­vos­co todos os dias até à con­su­ma­ção do sécu­lo” (Mt. 28.19–20).

Pode­mos cha­mar o mês de julho que se encer­ra hoje de “mês mis­si­o­ná­rio”. Vári­as ati­vi­da­des vol­ta­das para a mis­são acon­te­ce­ram duran­te esses 31 dias. Lem­bra­mos, por exem­plo, do Con­cí­lio Geral da nos­sa igre­ja, no qual o prin­ci­pal assun­to tra­ta­do foi mis­são. Em Ita­be­ra­ba, rea­li­za­mos a Esco­la Bíbli­ca de Féri­as, que teve como carac­te­rís­ti­ca a evan­ge­li­za­ção. Tam­bém acon­te­ceu, no bair­ro do Perequê, no Gua­ru­já (SP), o Pro­je­to Mis­si­o­ná­rio “Uma Sema­na para Jesus”. E hoje devo pas­sar o dia no avan­ço mis­si­o­ná­rio de nos­sa igre­ja, a Con­gre­ga­ção em San­ta­na de Par­naí­ba. Nes­sa opor­tu­ni­da­de, esta­rei dan­do aula na Esco­la Domi­ni­cal, pre­gan­do no cul­to e rea­li­zan­do algu­mas visi­tas e reu­niões com a lide­ran­ça da igre­ja em Santana.

Des­ta­co aqui tam­bém o Con­cí­lio Local que ire­mos rea­li­zar no pró­xi­mo domin­go, dia 7 de agos­to, no qual o prin­ci­pal assun­to em pau­ta será a dis­cus­são e pos­sí­vel apro­va­ção do pro­je­to que visa a auto­no­mia da nos­sa Con­gre­ga­ção, para tor­nar-se uma igre­ja local independente.

Se que­re­mos ava­li­ar e saber se uma igre­ja está no rumo cer­to, bas­ta per­gun­tar­mos se ela está cum­prin­do o “ide” de Cris­to. A razão da exis­tên­cia da igre­ja não é outra senão rea­li­zar a mis­são que a ela foi con­fe­ri­da. Tes­te­mu­nhar o amor de Deus com pala­vras e ações con­cre­tas é a tare­fa bási­ca da igre­ja. Ao olhar­mos para a rea­li­da­de de nos­sa igre­ja local, pode­mos dizer, com ale­gria, que temos bus­ca­do obe­de­cer a orde­nan­ça de Jesus aos dis­cí­pu­los – e con­seqüen­te­men­te a nós – de anun­ci­ar­mos a boa-nova do evan­ge­lho ao mundo.

Hoje, nos­so esfor­ço mis­si­o­ná­rio está cen­tra­do em nos­sa Con­gre­ga­ção, e isso é mui­to bom. Con­tu­do, não pode­mos redu­zir a mis­são ape­nas à tare­fa de abrir novas igre­jas, pois essa é somen­te uma de mui­tas ini­ci­a­ti­vas que pode­mos e deve­mos ter. Não pode­mos dei­xar de lado o nos­so dever pes­so­al e diá­rio de sina­li­zar­mos às pes­so­as que a espe­ran­ça, a solu­ção e a sal­va­ção estão em Jesus Cristo.

Pode­mos melho­rar nos­sa ação mis­si­o­ná­ria? Sem dúvi­da, pode­mos avan­çar mui­to. Temos mui­tas áre­as que pode­ri­am ser mais bem tra­ba­lha­das, como, por exem­plo, o acom­pa­nha­men­to das visi­tas que vêm à igre­ja, ações soci­ais e evan­ge­li­za­do­ras acon­te­cen­do em par­ce­ria, mai­or divul­ga­ção das trans­mis­sões da pro­gra­ma­ção da igre­ja via inter­net e, espe­ci­al­men­te, uma ação con­jun­ta e mais efe­ti­va de toda a igre­ja na nos­sa Con­gre­ga­ção em San­ta­na de Parnaíba.

É mui­to bom saber que a igre­ja em Ita­be­ra­ba está no rumo cer­to. Não esta­mos aco­mo­da­dos nem tam­pou­co iner­tes ao que acon­te­ce à nos­sa vol­ta, mas temos a cla­re­za de que pode­mos fazer mais e melhor. Cre­mos que um pas­so mui­to impor­tan­te será dado no Con­cí­lio Local do pró­xi­mo domin­go, em que tra­ta­re­mos do futu­ro da nos­sa Congregação.

Espe­ra­mos que, além das ini­ci­a­ti­vas minis­te­ri­ais e comu­ni­tá­ri­as, cada um de nós seja um dis­cí­pu­lo ou dis­cí­pu­la em mis­são, saben­do que o Senhor da obra esta­rá sem­pre ao nos­so lado, nos ori­en­tan­do, capa­ci­tan­do e enco­ra­jan­do a fazer a Sua vontade.

Que Deus assim nos aben­çoe e nos use para Sua glória!

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.