Entregue sua agenda a Deus

Entre­ga o teu cami­nho ao Senhor, con­fia nele, e o mais ele fará” (Sl. 37.5).

Tal­vez você já tenha ouvi­do de alguém ou até mes­mo já tenha dito isto: “Pare­ce que o tem­po está pas­san­do mais rápi­do do que anti­ga­men­te”. É cla­ro que um minu­to con­ti­nua sen­do um minu­to. Tal­vez tenha­mos a fal­sa impres­são de que o tem­po está “cor­ren­do” por­que temos que desem­pe­nhar mais tare­fas do que em outros tem­pos, alguns per­dem mui­to tem­po em con­ges­ti­o­na­men­tos, por exem­plo, e aí as 24 horas do dia pare­cem pou­co para dar­mos con­ta de tudo.

Você já parou para pen­sar que pas­sa­mos da meta­de do ano? Sim, quan­do menos espe­rar­mos, esta­re­mos orga­ni­zan­do com nos­sas famí­li­as as fes­tas de Natal e ano-novo. Já pas­sa­mos da meta­de do ano e, com essa cor­re­ria toda, você tal­vez tenha olha­do para a sua agen­da e per­ce­bi­do que mui­to do que você pla­ne­jou rea­li­zar em 2011 ain­da nem come­çou e tal­vez nem seja realizado.

Há mui­tas razões para não con­se­guir­mos exe­cu­tar todos os nos­sos sonhos e pro­je­tos para o ano. Alguns encon­tram difi­cul­da­de para se orga­ni­zar, per­cal­ços podem ocor­rer, exces­so de ati­vi­da­des, mas o que mais pode com­pro­me­ter nos­sos pro­je­tos é o fato de eles não serem os pro­je­tos de Deus para nos­sas vidas ou não esta­rem acon­te­cen­do de acor­do com a Sua vontade.

O sal­mis­ta nos com­pe­le a entre­gar nos­so cami­nho ao Senhor, ou seja, entre­gar nos­sos pla­nos a Deus, per­mi­tin­do que Ele dire­ci­o­ne os nos­sos pas­sos, para assim expe­ri­men­tar­mos sua boa, per­fei­ta e agra­dá­vel von­ta­de. Essa entre­ga pre­ci­sa ser base­a­da em con­fi­an­ça ou, como gos­ta­mos de dizer, na fé. Não há como dese­jar­mos a von­ta­de de Deus para nos­sas vidas e que­rer­mos o tem­po todo ficar resol­ven­do e agin­do de acor­do com nos­so ímpe­to e jul­ga­men­to. Deus é fiel e deve­mos con­fi­ar n’Ele.

E, por fim, ain­da que bus­que­mos fazer a von­ta­de de Deus e con­fi­e­mos n’Ele, cer­ta­men­te have­rá mui­tas coi­sas que não sere­mos capa­zes de rea­li­zar. Mas nos­sa espe­ran­ça está na con­vic­ção de que o mais Ele fará. Aqui­lo que trans­põe nos­sas for­ças e capa­ci­da­des, Deus fará por nós, pois é na nos­sa fra­que­za que o poder de Deus nos aperfeiçoa.

Quem tem fei­to sua agen­da? Você ou Deus? É o Senhor quem tem de nos sina­li­zar quais devem ser as ati­vi­da­des do nos­so dia, os pro­je­tos do nos­so ano, os sonhos da nos­sa vida. Somos ten­ta­dos a con­fi­ar em nos­sa intui­ção, expe­ri­ên­cia de vida, e em nos­sa pseu­dos­sa­be­do­ria. Con­tu­do, a Pala­vra é mui­to cla­ra ao nos afir­mar que“o cora­ção do homem pode fazer pla­nos, mas a res­pos­ta cer­ta dos lábi­os vem do Senhor” (Pv. 16.1).

Ain­da temos qua­se seis meses para encer­ra­mos 2011. Há tem­po para colo­car­mos dian­te de Deus nos­sa cami­nha­da, para que Ele pos­sa cor­ri­gir nos­so cur­so e nos reve­lar qual é a Sua von­ta­de para nos­sas vidas. Que esse seja o nos­so sen­ti­men­to e dese­jo dian­te de Deus, o nos­so Senhor!

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.