Deus, o homem da casa

Se o Senhor não edi­fi­car a casa, em vão tra­ba­lham os que a edi­fi­cam” (Sl. 127.1a)
Ao lon­go do mês de maio, fize­mos inú­me­ras men­ções, nes­te bole­tim e nos nos­sos cul­tos, de que este é o mês da famí­lia. Aliás, hoje esta­mos encer­ran­do os 40 dias de jejum e ora­ção em favor dela, tudo por­que enten­de­mos que a famí­lia é um pro­je­to de Deus e que nós temos de fazer todo o esfor­ço pos­sí­vel para pre­ser­vá-la. Todas as ini­ci­a­ti­vas para for­ta­le­cer, unir e con­sa­grar nos­sos lares devem ser toma­das para que os sonhos de Deus para os casais, filhos, irmãos etc. não sejam rou­ba­dos, mor­tos ou des­truí­dos pelo Diabo.
Pen­san­do no bem da famí­lia, pre­ci­sa­mos res­pon­der uma impor­tan­te per­gun­ta: quem man­da na sua casa? Par­tin­do de nos­sa cul­tu­ra machis­ta e patri­ar­cal, a res­pos­ta a essa ques­tão seria: é o homem, no caso o mari­do ou o pai, embo­ra todos nós sai­ba­mos que quem põe ordem na casa e man­da de ver­da­de é a mulher! Mas quem de fato deve man­dar em nos­sas casas, em nos­sas famí­li­as e em toda a nos­sa vida é o Senhor.
Segun­do o sal­mis­ta, quem deve edi­fi­car, ou seja, dar fun­da­men­to, ser a base de nos­sa casa, é o Senhor. Todo o nos­so tra­ba­lho e esfor­ço em prol de nos­sa famí­lia serão em vão se não per­mi­tir­mos que Deus con­du­za, sus­ten­te e seja a base de nos­sa vida familiar.
Será que Deus faz par­te de nos­sa famí­lia? Per­gun­to isso por­que mui­tas vezes tra­ta­mos o Senhor como um ami­go que vemos todos os domin­gos, mas que não ser­ve para fazer par­te de nos­sa famí­lia. Sabe­mos que Deus é Espí­ri­to e, por­tan­to, oni­pre­sen­te. Ele está em todos os luga­res, mas não inva­de nos­sa vida nem tam­pou­co nos­sa casa. E tam­bém não impõe Sua von­ta­de, mas está à por­ta, que­ren­do entrar em nos­sas vidas e em nos­sas casas: “Eis que estou à por­ta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a por­ta, entra­rei em sua casa e cea­rei com ele, e ele, comi­go” (Ap. 3.20).
Deus tem o melhor para nós e para nos­sas famí­li­as. Temos, sim, de nos esfor­çar ao máxi­mo para pre­ser­var nos­sas famí­li­as. Con­tu­do, todo o nos­so cui­da­do e esfor­ço não se com­pa­ram ao zelo de Deus com nos­so lar. Por isso, não deve­mos que­rer ape­nas a ben­ção de Deus sobre nos­sa famí­lia, mas prin­ci­pal­men­te que Ele faça par­te dela. Ele tem de ser o cabe­ça em nos­sa casa e todos os nos­sos sonhos e pla­nos fami­li­a­res devem levar em con­ta a pre­sen­ça e a apro­va­ção de Deus.
Que Jesus pos­sa ser o Senhor de toda nos­sa vida, inclu­si­ve de nos­sa famí­lia. Irmão e irmã, que Deus aben­çoe sua casa e os seus e que sua famí­lia seja famí­lia ben­di­ta do Senhor!

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho esti­ma pastoral,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.