Conexionalidade é uma benção!

Por­que, assim como o cor­po é um e tem mui­tos mem­bros, e todos os mem­bros, sen­do mui­tos, cons­ti­tu­em um só cor­po, assim tam­bém com res­pei­to a Cris­to” (I Co. 12.12). [Pois] “há um só Senhor, uma só fé, um só batis­mo” (Ef. 4.5).

A Igre­ja Meto­dis­ta é cone­xi­o­nal. O que sig­ni­fi­ca isso? “Cone­xi­o­nal” vem da pala­vra “cone­xão” (= estar liga­do); por­tan­to, dizer que somos cone­xi­o­nais é ter o enten­di­men­to de que as igre­jas locais conec­ta­das com­põem um gran­de cor­po, ou seja, faze­mos par­te de uma igre­ja que valo­ri­za a uni­da­de, a comu­nhão e os elos que a unem. Do pon­to de vis­ta admi­nis­tra­ti­vo, dizer que a Igre­ja Meto­dis­ta é cone­xi­o­nal é o mes­mo que dizer que há ape­nas uma Igre­ja Meto­dis­ta em solo bra­si­lei­ro, pre­sen­te em diver­sas localidades.

Do pon­to de vis­ta espi­ri­tu­al, sig­ni­fi­ca que nos­sa igre­ja bus­ca e dese­ja cum­prir cabal­men­te a Pala­vra de Deus, pois com­pre­en­de­mos que só esta­mos divi­di­dos geo­gra­fi­ca­men­te, pos­to que espi­ri­tu­al­men­te sabe­mos que faze­mos par­te de um úni­co cor­po, uni­dos por um só Senhor uma só fé e um só batismo.

A cone­xi­o­na­li­da­de não pode ser vivi­da ape­nas no âmbi­to espi­ri­tu­al, mas pra­ti­ca­da e con­cre­ti­za­da para que seja rever­ti­da em ben­ção para todo o cor­po; na bus­ca para ser uma igre­ja cone­xi­o­nal, a Igre­ja Meto­dis­ta pro­mo­ve ações e ati­vi­da­des que nos aju­dam a colo­car em prá­ti­ca essa ben­ção. Des­ta­ca­mos aqui dois momen­tos que esta­mos viven­do nes­tes últi­mos dias. Pri­mei­ra­men­te, a Cam­pa­nha da Ofer­ta Mis­si­o­ná­ria Naci­o­nal, por meio da qual todos(as) os(as) meto­dis­tas no Bra­sil são desa­fi­a­dos a unir-se em prol das mis­sões meto­dis­tas no Nor­te e no Nor­des­te do Bra­sil, con­tri­buin­do finan­cei­ra­men­te. Em segun­do lugar, temos a Cele­bra­ção do Cora­ção Aque­ci­do, que acon­te­ce­rá em 21 de maio de 2011, no Giná­sio do Ibi­ra­pu­e­ra. Nes­se dia, pode­re­mos, em cone­xão com outros irmãos e irmãs meto­dis­tas de tra­di­ção wes­leya­na, lou­var a Deus por tudo o que Ele tem fei­to por meio do Meto­dis­mo ao lon­go des­ses qua­se 300 anos de história.

A cone­xi­o­na­li­da­de só acon­te­ce quan­do todos os mem­bros que com­põem a igre­ja seus se dis­põem a ser­vir jun­tos ao Senhor da igre­ja. Por mais que sejam cri­a­das ini­ci­a­ti­vas para pro­mo­ver a comu­nhão e a uni­da­de da igre­ja, se a mem­bre­sia não viven­ci­ar o prin­cí­pio bíbli­co de que o mun­do só vai crer quan­do for­mos um, todo o esfor­ço por cone­xi­o­na­li­da­de será em vão, pois não pas­sa­rá de ati­vi­da­des recreativas.

A cone­xi­o­na­li­da­de pre­ci­sa vir da base a igre­ja local. Afi­nal de con­tas, somos um cor­po e, por isso, pre­ci­sa­mos viver uni­dos, supor­tan­do uns aos outros em amor, para que o cor­po seja edi­fi­ca­do. Que o Senhor Jesus assim nos ensi­ne a ser­mos um como Ele é com o Pai!

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.