Eu sou o Senhor, que vos faço subir da ter­ra do Egi­to, para que eu seja o vos­so Deus; por­tan­to, vós sereis san­tos, por­que eu sou san­to” (Lv 11:45).

Por­que escri­to está: Sede san­tos, por­que eu sou san­to” (1 Pe 1:16).

Sou cris­tã des­de peque­ni­na. Tive o pri­vi­lé­gio de ser cri­a­da num lar onde o temor de Cris­to nos era ensi­na­do. Apren­di mui­to sobre o amor de Deus e meus pais, por meio da Bíblia, sem­pre nos ori­en­ta­ram (a mim e a meus irmãos) a amar ao pró­xi­mo. Amar o(a) outro(a) é sem­pre um desa­fio, não por con­ta do(a) outro(a), mas, por nós mes­mos, que mui­tas vezes somos orgu­lho­sos, vai­do­sos, pre­con­cei­tu­o­sos, rai­vo­sos e tan­tos outros “osos” que conhe­ce­mos por aí.

A ver­da­de máxi­ma de que Deus é amor deve, sim, ser inces­san­te­men­te pre­ga­da, insis­ti­da e vivi­da pelo cor­po de Cris­to. Entre­tan­to, não pode­mos nos esque­cer das demais par­ti­cu­la­ri­da­des do cará­ter de Deus (de Jesus). Deus é amor, mas tam­bém é jus­ti­ça. E tam­bém é santo.

Falar de amor é impres­cin­dí­vel, mas falar de san­ti­da­de é igual­men­te fun­da­men­tal. Amo a Igre­ja Meto­dis­ta por con­ta de suas dou­tri­nas, uma das quais é a da san­ti­da­de. Para John Wes­ley, a san­ti­fi­ca­ção, ou “per­fei­ção cris­tã”, não é um esta­do do ser huma­no (pois não há per­fei­ção na ter­ra), mas um pro­ces­so de cons­tan­te cres­ci­men­to. O ser huma­no tem sem­pre neces­si­da­de de cres­cer em gra­ça e avan­çar dia­ri­a­men­te no conhe­ci­men­to e no amor de Deus (Ser­mões de Wes­ley, vol. 2, pág. 286). Esse cres­ci­men­to só é pos­sí­vel por meio do Espí­ri­to San­to que age em nós, con­du­zin­do um pro­ces­so que se ini­cia com a fé em Jesus Cris­to, o per­dão dos peca­dos e a rege­ne­ra­ção da nos­sa vida. O Espí­ri­to San­to san­ti­fi­ca nos­sa von­ta­de de tal manei­ra que pas­sa­mos a esco­lher o bem e dizer não ao mal e ao peca­do. O resul­ta­do des­se pro­ces­so de san­ti­fi­ca­ção se tra­duz em obras que bus­cam implan­tar a san­ti­da­de na ter­ra, unin­do o cris­tão aos seus irmãos e irmãs.

A dou­tri­na da san­ti­da­de (ou san­ti­fi­ca­ção cris­tã) nos mos­tra que não é pos­sí­vel uma pes­soa se con­ver­ter a Cris­to e sua vida per­ma­ne­cer a mes­ma. É neces­sá­rio que aque­les des­vi­os de con­du­ta (ou até mes­mo de cará­ter) que pos­suí­mos sejam trans­for­ma­dos pela ação do Espí­ri­to San­to, para, des­sa for­ma, per­mi­tir que os outros per­ce­bam trans­for­ma­ções em nos­sas vidas, fru­tos da ação de Deus em nós. Isso sim é uma vida de testemunho!

San­ti­da­de não é mos­trar-se per­fei­to, mas ter a dis­po­si­ção con­tí­nua de ser cor­ri­gi­do e mol­da­do por Deus. A base da san­ti­da­de é uma vida de que­bran­ta­men­to, e não de remor­so. Que­bran­ta­men­to é uma dis­po­si­ção inte­ri­or fer­vo­ro­sa de ser trans­for­ma­do e mudar de ati­tu­de (mudar de vida), enquan­to remor­so é ape­nas um sen­ti­men­to de afli­ção ou tris­te­za cau­sa­do pela prá­ti­ca de um ato repro­vá­vel, um sen­ti­men­to que pode ser ape­nas momen­tâ­neo, não geran­do nenhu­ma pos­si­bi­li­da­de de trans­for­ma­ção em nos­sas vidas. Que­bran­ta­men­to é obra do Espí­ri­to San­to em nós, um con­ven­ci­men­to que nos leva a desis­tir de prá­ti­cas pecaminosas.

Por fim, Deus esta­be­le­ceu Seu rei­no entre nós, um rei­no de san­ti­da­de. Se dese­ja­mos agra­dar de fato a Deus, deve­mos bus­car dia­ri­a­men­te “ser san­tos como Ele o é”. Deve­mos viver uma vida que­bran­ta­da aos pés de Cris­to, cer­tos de que Ele gera­rá em nós uma nova criatura.

Que Deus nos aben­çoe para ser­mos san­tos como Ele é!

Pra. Laura

Com amor e santidade,
Pra. Lau­ra Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.